Relatório de erros do Google Search Console sofreu alterações para dados estruturados

Por Raquel Pereira

SEO

Relatório de erros do Google Search Console sofreu alterações para dados estruturados

Google mudou a forma como avalia e relata erros em dados estruturados HowTo e Breadcrumbs, impactando as métricas de alguns relatórios do Search Console. Clique para saber mais!

Raquel Pereira

As alterações, que ocorreram na segunda-feira (31/01), podem impactar a visualização de erros em dados estruturados HowTo e Breadcrumbs, mostrando mais ou menos erros do que anteriormente.

Uma atualização na maneira como o Google lida com Breadcrumbs e dados estruturados HowTo (utilizados em páginas de instruções e tutoriais, como páginas de receita, por exemplo), afetou os relatórios de aprimoramento e resultados aprimorados do Search Console.   

Em um pronunciamento oficial, no dia 31 de janeiro de 2022, o  Google disse que: “O Search Console mudou a maneira como avalia e relata erros em Breadcrumbs e dados estruturados de instruções. Como resultado, você pode ver alterações no número de Breadcrumbs,entidades HowTo e problemas relatados para sua propriedade, bem como uma alteração na gravidade de alguns problemas, de erros a avisos”.

Qual o impacto dessas mudanças?

Relatório de Erros Google Search Console

As alterações nas métricas dos relatórios para Breadcrumbs e HowTo, podem resultar em novos erros ou avisos que não estavam presentes até o momento, além de alteração na gravidade dos problemas já relatados anteriormente.

Há pouca possibilidade de que erros antigos tenham “se resolvido” por conta dessa mudança, mas pode acontecer da gravidade de alguns deles ter diminuído, o que pode acabar mudando suas prioridades de correção.

O que fazer a seguir?

Caso você tenha esses elementos implementados em seu site, verifique novamente o relatório do Search Console e confira se existem novos erros, problemas e/ou alterações na gravidade de problemas já existentes. Dessa forma, será possível compreender melhor quais serão suas próximas ações para se adaptar às mudanças do Google.

Por se tratar de uma alteração de relatório, os resultados de pesquisa do Google e a visualização de páginas não foram afetados. No entanto, essas novas métricas podem apontar uma visualização diferente para solucionar erros antigos, deixando seu site mais preparado para possíveis atualizações no futuro. 

Ao resolver esses problemas e seguir as novas orientações, você ajuda o Google a compreender melhor as informações do seu conteúdo, mantendo posições favoráveis em snippets de resultados de pesquisa.

Receba as principais atualizações do Google na sua caixa de entrada, faça parte da nossa Lista VIP e fique por dentro das novidades sobre marketing digital!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?