Assinatura de Websites

Olá leitores da Agência Mestre,

Alguns dias atrás, eu comentei no Twitter que algumas empresas de SEO fazem o uso de uma tática muito antiga, que é a assinatura do serviço de SEO no rodapé dos clientes.

Usar links no footer de cliente para as suas páginas é sujo gente… tem N formas melhores de se ganhar links

A discussão tomou uma maior proporção quando foi enviada para o Fórum de Ajuda para Webmasters, onde o Kaiserlino postou um tópico, envolvendo um modo mais amplo que é quando agências de design ou programação assinam o website que produzem.

Em resposta à uma twittada do Fábio Ricotta hoje, surgiu uma discussão com o Pablo Augusto sobre a questão de colocar links no rodapé dos sites.
Muitas das empresas que desenvolvem sites, usam essa prática, colocando ou os nomes, com links otimizados ou as imagens com as alts manipuladas para ajudar o rankeamento da mesma.

Como sempre, venho mais pela discussão, do que decidir o que é certo ou errado.
Em vários casos, principalmente em uma agência onde trabalhei, colocavamos o link no rodapé, o que trazia bons backlinks, melhorou a um tempo atrás o posicionamento para a palavra desejada, tendo mantido entre os 3 primeiros lugares, por ser uma palavra competitiva, valeu a pena. Além do fator comercial, muitos concorrentes, ou até mesmo clientes dos nossos clientes entravam em contato para desenvolver seus sites.

Esta prática é muito comum neste tipo de nicho, pois isto dá crédito e deixa a empresa mais relevante na área. Mas diante desta prática, um problema surge com relação ao link juice. Vejamos abaixo.

Assinaturas e Link Juice

O conceito simples da “estratégia” é inserir no rodapé do website, uma imagem ou um pequeno texto, referenciando a empresa que desenvolveu aquele website. Mas vejamos como o Google enxerga este caso:

O Googlebot visita a página da empresa, identifica todos os links (inclusive o da assinatura), faz a distribuição do link juice entre todos eles. Continua percorrendo as páginas internas, identificando os links e mais outra vez inclui a assinatura na distribuição do juice.

Link no Rodape - Agência

Ou seja, toda página produzida por este cliente, irá referenciar o website da agência, passando link juice para ela.

O problema em si, em termos de SEO e não de referência de trabalho, é que o link no footer passará link juice para a página da agência, diluindo o poder que poderia ser focado em outras páginas internas. Logo, se você assina um website de um cliente seu de SEO, você estará prejudicando o website dele, “roubando” um link juice que poderia ser distribuído dentro do website do cliente.

Uma solução elegante

Na minha visão, a melhor solução seria nunca assinar um website de cliente, mas sabemos que isso nem sempre isso é interessante para a agência. No caso, uma solução que aproveita a referência e ainda não prejudica tanto o link flow do cliente é criar uma página interna dentro do website deste cliente, onde em cada página, você não referencie diretamente o website da sua agência mas sim esta página.

Link em Rodapé - Solução Elegante

Nesta página, você falará sobre a sua agência, discorrendo sobre como foi criado aquele website, o conceito, mostrando o case mesmo. Explique os detalhes da concepção do layout, desafios da programação, a escolha de cores e tudo mais, pois desta forma você estará mostrando aos usuários e futuros clientes como a sua empresa emprega toda a metodologia de design e programação. E lá no final, depois de toda a metodologia, ou em uma sidebar bem colocada, você pode indicar a sua agência.

Desta forma, os links no rodapé serão linkados para uma página interna, fortalecendo um conteúdo do website e nesta página apenas você irá linkar para o website da sua agência.

Espero que tenham gostado e até o próximo!