Passagem de Pagerank

Por Fábio Ricotta


Olá galera da Agência Mestre.

Hoje vou falar um pouco mais detalhadamente de como o pagerank é passado de uma página para outra e como você deve lidar com o número de links.

Voltando ao meu exemplo do pagerank, imagina que o Pelé fale que você joga bem futebol. Muito bom! Agora todo mundo irá te respeitar com relação ao futebol.

Mas IMAGINE que ele comece a falar que seus amigos, tios e vizinhos também jogam bem futebol. A credibilidade que você tinha ganho outrora com o comentário do Pelé, agora é muito menor, porque as pessoas já não sabem mais se podem acreditar nos comentários do mesmo.

A mesma coisa acontece com os sites e os sistemas de avaliação dos links do Google. Suponha uma página com pagerank X. Se essa página linkar para outra, então essa outra página ganhará X% de pagerank. Se linkar para duas, ganhará X/2 %. E assim por adiante. Por isso, é recomendável que uma página tenha menos de 100 links, do contrário, o valor passado de pagerank será ínfimo.

Minha página tem mais de 100 links! E agora?

Calma. Nem tudo está perdido. Sabe aquelas página inúteis que seu site tem somente para manter padrões (ex.: contato, quem somos) ? Como não são muito importantes, você pode dar rel=”nofollow” nos links para as mesmas. Assim, você aproveita melhor a passagem de pagerank.

Vazamento de Pagerank

Sabe quando você põe links externos na página para ficar mais explicativo? Um exemplo clássico é quando você linka para o wikipédia. Ahhhhhh. Agora você entendeu porque quase todas as páginas dela tem pagerank alto? Sim, mas isso tem um custo: Uma porcentagem da passagem de pagerank da sua página, e isso não dará retorno para seu site. Sei que é egoísta, mas se você não quer perder isso, dê rel=”nofollow” no link externo. Mas recomenda-se deixar os links com follow por questões éticas, marketing, amizade, etc. Imagine se todos fizessem isso? Praticamente ninguém no mundo teria pagerank.

Essas foram algumas dicas de como vocês podem gerenciar os links da sua página para um melhor controle do seu pagerank. Espero que tenham gostado. Grande abraço.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. E ae cara!
    Só algumas ressalvas:
    “Sabe aquelas página inúteis que seu site tem somente para manter padrões (ex.: contato, quem somos) ? Como não são muito importantes, você pode dar rel=”nofollow” nos links para as mesmas.”

    Realmente uma ótima idéia, não tinha pensado nisso.

    “Mas recomenda-se deixar os links com follow por questões éticas, marketing, amizade, etc. Imagine se todos fizessem isso? Praticamente ninguém no mundo teria pagerank.”

    Ué, pensava que se ninguém usasse nofollow faria o pagerank ficar mais distribuído. Mas acho que entendi oq vc quis dizer =P

    Só pra fazer meu comercial:
    http://www.blogdohummel.com/2007/12/link-para-outros-sites-no-faz-voc.html

    Neste post, eu expliquei melhor essa historia de “passar” pagerank. hehe

    O pessoal as vezes confunde um pouco.

    Abraço!

  2. Gostei destas dicas muito interessantes, so que eu tenho uma duvida, no dia 26 de dezembro lancei um sistema de redirecionamentos de urls inda não tenho nenhum pagerank, mas acredito na proxima medição terei pelomenos um pois tenho muitos links de outros sites apontando para o meu, a duvida é o seguinte o pagerank da minha pagina será distribuido entre todas as paginas redirecionadas, veja o meu site e analize esta ideia, o sistema é o br30 http://www.br30.com pois no site so fica os ultimos 10 links cadastrados e mais 10 links aleatorios, será dividido divididos entre estes 20 links ou todos os redirecionados. como colocarei rel=”nofollow” nestes redirecionados?

    Att:
    Messias do Jornal
    http://www.salobro.com

  3. Olá,
    Criei um blog a puoucos dias e gostaria que alguem me esclarecesse, porquê o iconedo meu Pagerank não aparece?

    Peguei o script neste site, http://www.itmnetworks.com.br/scripts/googlepagerank/index.php

    porque tem mais opções, será que alguem poderia me esclarecer melhor?

  4. Hummel, obrigado pela visita! Vou conferir o seu post!

    Messias, não sei se entendi direito a sua dúvida, vou tentar esclarecer a idéia de passar pagerank – cada página tem o seu próprio PageRank; os links que estão nessa página vão receber uma porcentagem desse PageRank. Mas somente os links que atualmente estão na página(1). Se você coloca um link na página-1, a página-2 apontada por esse link recebe PageRank, porém, se você tira o link da página-1 para a página-2, a página-2 não mais receberá PageRank da página-1. Era essa a sua dúvida?

    Olá Matheus! Pelo que vi, atualmente você já resolveu essa questão de mostrar o PageRank, certo? O PageRank do seu blog bate com o da barra do google…

    Obrigado a todos pelas visitas e comentários!

  5. Fiquei curioso e na dúvida !!!
    Você disse que em páginas que não tem importância como “contato” devemos colocar um “nofollow”, daí olhei os códigos de algumas páginas otimizadas na internet, inclusive o SEO DICAS e este “nofollow” para página não tão importantes não vi o nofollow sendo citado.

  6. Opa! Obrigado pelo aviso Demétrio! Batemos o pé e com certeza as páginas menos importantes, como página de contato, devem sim receber o nofollow!

    Corrigiremos aqui no SEO Dicas. Obrigado pelo aviso!

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?