Olá galera da Agência Mestre.

Hoje vou falar um pouco mais detalhadamente de como o pagerank é passado de uma página para outra e como você deve lidar com o número de links.

Voltando ao meu exemplo do pagerank, imagina que o Pelé fale que você joga bem futebol. Muito bom! Agora todo mundo irá te respeitar com relação ao futebol.

Mas IMAGINE que ele comece a falar que seus amigos, tios e vizinhos também jogam bem futebol. A credibilidade que você tinha ganho outrora com o comentário do Pelé, agora é muito menor, porque as pessoas já não sabem mais se podem acreditar nos comentários do mesmo.

A mesma coisa acontece com os sites e os sistemas de avaliação dos links do Google. Suponha uma página com pagerank X. Se essa página linkar para outra, então essa outra página ganhará X% de pagerank. Se linkar para duas, ganhará X/2 %. E assim por adiante. Por isso, é recomendável que uma página tenha menos de 100 links, do contrário, o valor passado de pagerank será ínfimo.

Minha página tem mais de 100 links! E agora?

Calma. Nem tudo está perdido. Sabe aquelas página inúteis que seu site tem somente para manter padrões (ex.: contato, quem somos) ? Como não são muito importantes, você pode dar rel=”nofollow” nos links para as mesmas. Assim, você aproveita melhor a passagem de pagerank.

Vazamento de Pagerank

Sabe quando você põe links externos na página para ficar mais explicativo? Um exemplo clássico é quando você linka para o wikipédia. Ahhhhhh. Agora você entendeu porque quase todas as páginas dela tem pagerank alto? Sim, mas isso tem um custo: Uma porcentagem da passagem de pagerank da sua página, e isso não dará retorno para seu site. Sei que é egoísta, mas se você não quer perder isso, dê rel=”nofollow” no link externo. Mas recomenda-se deixar os links com follow por questões éticas, marketing, amizade, etc. Imagine se todos fizessem isso? Praticamente ninguém no mundo teria pagerank.

Essas foram algumas dicas de como vocês podem gerenciar os links da sua página para um melhor controle do seu pagerank. Espero que tenham gostado. Grande abraço.