Hoje, o nosso CEO Fábio Ricotta trará uma questão que é bastante recorrente em um processo de otimização de sites e que também é uma boa dica para quem trabalha com Google AdWords: você sabe como trabalhar com palavras-chave que têm muita concorrência? Dê o play no vídeo para descobrir!

Recorra às Palavras-chave Relacionadas

A grande sacada, nesse caso, é descobrir as variações da palavra-chave que sejam menos concorridas. Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave, você identifica os termos que são mais fáceis de gerarem resultados e escolhe exatamente eles. Aqui, na Agência Mestre, a nossa equipe usa ferramentas que determinam o grau de dificuldade para subir uma determinada palavra-chave.

Entre essas ferramentas, o destaque vai Keyword Explorer, da Moz e a SEM Rush. Ambas mostram o índice de dificuldade de trabalhar com palavras-chave. O passo a passo é bem simples: basta digitar a palavra-chave no campo indicado e, em seguida, a ferramenta mostra um índice que vai 0 a 100, seguindo sua própria métrica. Por isso, a dica é usar as duas ferramentas e, ao final, fazer a comparação entre elas.

O Google Adwords Ajuda Você a Escolher

Na própria ferramenta do Google AdWords é possível verificar as palavras-chave que possuem maior concorrência. Por isso, não vale a pena gastar dinheiro investindo nesses tipos de palavras.

Pensar que as palavras com maior concorrência são as que geram maiores conversões, não está errado. Contudo, para que a sua estratégia funcione, é primordial que você não invista nas opções mais difíceis, mas sim naquelas que são de menor concorrência.

Você Precisará de Indicadores

É fundamental inserir na pesquisa de palavras-chave indicadores de concorrência. Sem eles, com certeza você estará investindo em algo que nem sempre te trará o retorno esperado. Por isso, no início, você deve priorizar a concorrência no seu segmento de mercado e, com isso, deverá priorizar as palavras-chave de menor concorrência por, aproximadamente, três meses.

Nessa situação, como citado no início, pode ser que elas não gerem as conversões desejadas, mas, por outro lado, você também não investirá dinheiro à toa. No SEO, isso é importante porque conforme você fala sobre determinado assunto, você vai ganhando autoridade e relevância junto ao Google, dessa forma é criada uma arquitetura de informações que, depois, facilita que você avance para termos principais.

Aprenda Mais!

E você? Sabia de todas essas dicas para trabalhar com as palavras-chave? Quer saber tudo sobre pesquisa de palavra-chave? Então, baixe o e-book gratuito que produzimos em parceria com a Resultados Digitais e SEM Rush. Através desse material, você entenderá como funciona todo o processo e saberá exatamente quais palavras deve utilizar em seu projeto!