Olá pessoal! Como vão? Faz um bom tempo que não escrevo(escrevemos) aqui no blog, mas temos uma razão maior: as provas. Com o fim delas, estaremos voltando aos poucos trazendo mais novidades sobre o mundo do SEO.

Pagerank

Hoje vou abordar um tema que estamos discutindo bastante aqui na empresa: o quão importante é o Pagerank. O questionamento surgiu após a última atualização de Pagerank, onde vários sites cairam e subiram no ranking. Pouco tempo depois desta atualização já podemos notar que ele ficou desatualizado novamente, não mostrando a realidade dos sites.

O fato é que o Pagerank não está acompanhando proporcionalmente a quantidade de atualizações que a Web está recebendo. Por dia são milhões de novas páginas, milhões de exclusões e o Pagerank só atualiza entre 3-6 meses. Como podemos confiar em um número que é desatualizado? Realmente não dá.

O pior ainda, é ver que nos resultados do Google, nem sempre os que tem maior Pagerank são os que aparecem em primeiro lugar. Bom, então para que serve o Pagerank? Para ilustrar a sua Google Toolbar? Para contar para o seu amigo que você tem um site de PR 4 enquanto ele tem um de PR 2?

A proposta é que o Google tome alguma das seguintes medidas:

  • Acabar com o Pagerank e não divulgar mais nada;
  • Atualizar o Pagerank semanalmente
  • Criar um algoritmo mais eficiente e que atualize com uma freqüência proporcional ao número de atualizações da Web;

Bom, pensando como o Google e pensando à favor dos Webmasters (como eu), a idéia é atualizar o Pagerank semanalmente ou com uma freqüência ainda maior. Já até ouvi falar que internamente o Pagerank é sempre atualizado, agora, por que eles não divulgam isto? Custa tanto melhorar a confiabilidade no Pagerank?