Está confirmada mais uma atualização de PageRank – ontem, o @brunonassar percebeu algumas alterações e nós passamos a testar alguns sites e páginas para conferir a mudança. Conforme eu escrevi no post Atualização de Pagerank – 23/06/2009 ontem, a verificação da mudança só estava sendo possível através do uso de proxy.

Hoje, os valores já estão atualizados e você pode utilizar seguramente a ferramenta da Agência Mestre para verificar o PageRank:

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
Esta ferramenta gratuita é fornecida por Agência Mestre.

Ontem ainda, estava revendo alguns dos artigos da Agência Mestre sobre PageRank quando disparei a seguinte mensagem no Twitter:

uma página não muda de posição pq o pagerank melhorou; o pagerank é q muda quando a página melhora em qualidade #seo #google #pagerank

Depois de alguns ReTweets, recebi um reply do @RafaelROliveira levantando uma situação oposta, um caso em que um site teria melhorado de posição devido ao aumento de PageRank, já que as posições melhoraram no dia seguinte a uma atualização.

Colocar isto como: “Primeiro, o PageRank aumenta, somente depois a página e o posicionamento melhoram”, oposto do que eu disse no Twitter, é algo que não segue a linha do PageRank. Por que eu não acredito nesta relação de dependência inversa ao meu Tweet?

Pagerank – Informação

Conforme o Heron escreveu em seu post O que é PageRank,

Para calcular o valor do PageRank, o Google considera basicamente a quantidade de links que a página recebe. Funciona de modo semelhante a uma eleição, onde cada link  é como um voto endossando a qualidade da página que recebe o link

ou seja, o algoritmo do PageRank é baseado em popularidade, em democracia. Assumir que o PageRank possa aumentar sem que a página melhore (ganhe mais links ou seus backlinks aumentem em qualidade), seria como um presidente ganhar a eleição sem contagem de votos, não de todos (considerando uma democracia ideal).

Uma página subindo de PageRank aleatoriamente seria como o Google deliberadamente entregar mais pontos a uma página, independentemente de fatores como links, independente da qualidade da página.

Outro ponto importante a se destacar sobre os valores de PageRank é que, embora eles sejam divulgados, tipicamente, 3 ou 4 vezes por ano, o seu real valor para uma página é calculado a todo instante e, portanto, é atualizado a todo instante, somente não é divulgado a todo instante.

Eis a justificativa do meu Tweet, o PageRank de uma página é dependente dela, e não o contrário. O Google não “dá” PageRank às páginas; as páginas tem o seu PageRank calculado com base nos links que recebe, portanto, uma mudança neste valor, depende da mudança do quadro geral da página.

E um aumento no valor também não implica em troca de posições, já que o PageRank é dos fatores mais fracos que influenciam o posicionamento de sites nos resultados de uma busca. São diversos os casos onde páginas de valores menores posicionam-se melhor do que páginas com valores maiores.

Sendo assim, não fique aí parado esperando que o PageRank de suas páginas aumente: produza mais conteúdo, otimize o conteúdo que você já tem, revise e atualize esse conteúdo, aplique uma estratégia inteligente de Link Building para ganhar mais links e, aí sim, ter melhores posições e o aumento do PageRank de suas páginas.

pagerank-loading

Até a próxima!