Como deixei em aberto no meu último post, será que a ordem dos “elementos” de uma URL faz alguma diferença? (aqui os refiro como elementos e não diretórios uma vez que estaríamos fazendo a re-escrita e estes não seriam diretórios) Ao que tudo indica SIM, isto faz a diferença, visto que a profundidade com que um conteúdo é alcançado no site é totalmente relevante para o motor de busca.

Quando pensei em escrever este post acreditei que seria possível falar da URL sem mencionar a profundidade do site, mas as duas coisas estão estritamente relacionadas, então o que seria essa tal profundidade de conteúdos em um site?

imaginemos a seguinte figura:

Arvore de Busca

Supondo que a index do seu site é o número 8, as seções número 3 e 10, sub-seções 6 e 14, e as páginas 1, 4, 7 e 13… A observação que temos feito é que o motor de busca chega no seu site através da index, vê os links que esta página contém, somente após verificar a páginas inteira desce um nível da árvore para continuar este procedimento, em termos técnicos o motor de busca faz uma busca em largura na estrutura do seu site.

Então com base nisso, qual seção o motor de busca alcancará primeiro? qual página ele alcançará primeiro? E ao que temos visto estas que são alcançadas primeiro vão ter sim a maior relevância para seu site, portanto URLs www.dominio.com/secao3/pagina1 será uma pagina mais relevante que www.dominio.com/secao3/subsecao6/pagina7, porém o motor de busca dará maior relevância a páginas mais próximas da index tendo como referência utilizada a quantidade de cliques (que será abordada no próximo post) e não a url em questão. Como estes elementos representam keywords do caminho até esta página, vão ter mais relevância sim os elementos que aparecerem em níveis superiores, ou seja antes na URL, e isto diz respeito a keywords e não as páginas em questão.

No último post, se quisessemos dar maior relevancia ao ano do carro, poderiamos colocar ao invés de www.dominio.com/automovel/gol/gasolina/2007.html e a regra assim:
RewriteRule ^([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)\.html$ /$1.php?modelo=$2&combustivel=$3&ano=$4 [L]

poderiamos colocar:
www.dominio.com/automovel/2007/gasolina/gol.html e a regra:
RewriteRule ^([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)/([^/]*)\.html$ /$1.php?modelo=$4&combustivel=$3&ano=$2 [L]

apenas trocando os parametros $2 e $4

Portanto devemos sempre prestar muita atenção ao fazer a re-escrita com o rewrite engine para além de criar URLs amigáveis, também dar uma relevância maior para as keywords de maior interesse.