SEO

O que é e como evitar a Keyword Cannibalization

Por Bruno Galileu

Olá leitores do Agência Mestre! Hoje vou dar uma dica muito importante pra quem estuda SEO, vou falar sobre Keyword Cannibalization. A grande maioria dos...

Bruno Galileu

Olá leitores do Agência Mestre! Hoje vou dar uma dica muito importante pra quem estuda SEO, vou falar sobre Keyword Cannibalization.

A grande maioria dos desenvolvedores web não sabem da importância das keywords e não entendem de motores de busca. As keywords são fundamentais para o bom rankeamento e podem definir o sucesso do seu negócio na web.

Primeiro deve ser feito um estudo de volume de busca das keywords e analise dos concorrentes, assim podemos definir as keywords mais adequdas ao seu negócio. Até ai tudo bem, mas o problema esta no uso dessas keywords, o uso inedequado pode gerar uma competição interna entre suas páginas e consequentemente um rankeamento abaixo do esperado.

Keyword Cannnibalization é o nome dado essa competição interna entre páginas. Apesar das páginas internas serem específicas os desenvolvedores definem TITLE, headers e META TAG iguais ou muito semelhantes para todas as páginas.O que acontece nessa situação é que um motor de busca ficará em dúvida sobre qual página é a mais adequada a busca do usuário e irá eleger uma página que ele “acha” mais importante e não que realmente é.

Um exemplo: foi feito uma busca sobre snowboards, e o google achou várias páginas internas com características iguais…
“ele” ficará confuso e pode dar uma resposta ao usuário não muito adequada, pois não conseguirá interpretar a importância de cada página.

A estrutura correta para a página seria:

O que foi feito?

As keywords da páginas internas foram melhores definidas ficando mais específicas (ex: women’s snowboards, kid’s snowboards), e mantendo o index com a keyword mais genérica (snowboards). Isso melhorou o foco de cada página.

Foram criados links das páginas internas para a index, com a keyword principal(snowboards) como âncora, fazendo assim uma concentração de pagarank.

Desse modo o usuário irá achar o que deseja mais facilmente, se ele busca “snowboards” o google irá responder com a index, se a busca é mais específica como “women’s snowboard” o google mostrará a página correta sobre o assunto.

Um outro exemplo simples de escolhas de keywords, para um site de vendas de eletrônicos veja esta hierarquia:

index:

  • eletrônicos, home theaters, tvs, dvd players…

sub-páginas:

  • home theaters
    • home theaters com dvd
    • home theaters sem dvd
    • home theaters wireless
  • tvs
    • tvs tela plana
    • tvs lcd
    • tvs de plasma
  • dvd players
    • dvd players com divx
    • dvd players com hdmi
    • dvd player com karaokê

Faça um bom estudo das keywords, defina corretamente, e use-as nos titles, headers, meta tags e links! Abraços.

Fonte: SEOmoz

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Muito Obrigado!
    Vc sabe com qual frequencia devo atualizar meu site map?

  2. Avatar

    haoisdhfoaishufas essa eu n conhecia… que palavra comédia para autodestruição “canibalization” kkkkk

  3. Avatar

    Olá, hoje em dia ainda é importante ter keywords dentro de um site? Qual a seria a quantidade ideal para uso dentro de um site?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?