Alguns dias atrás o Yahoo! implementou de vez em sua página inicial o famoso Assistente de Busca (Yahoo! Search Assist) que mostra sugestões em tempo real ao digitar uma palavra-chave em sua caixa de busca.

Yahoo Search Assist

Uma inovação e tanto para um buscador do tamanho do Yahoo! e é aí que muitos perguntam: o Google deveria fazer o mesmo? Deveria incluir por default em sua página inicial? Ou melhor, habilitar o Google Suggest direto em seu buscador?

Agora podemos observar alguns problemas:

  • Incluir um assistente de busca, “força” o usuário a escolher uma das palavras abaixo. Ele pode chegar a pensar que aquelas palavras são as únicas existentes naquele buscador.
  • Esta tendência de oferecer ao usuário termos mais comuns de busca, faz com que o pessoal que trabalha com SEO perca muitas páginas de otimização. Uma das técnicas de SEO é criar páginas com erros gramaticais ou ainda domínios similares a outros famosos.
  • Diminui muito a possibilidade de anunciantes para keywords com erros gramaticais e aumenta muito o número de pessoas que irá tentar anunciar nas palavras “sugeridas”.

O último item pode ser o que segura o Google de fazer uma alteração desta. Imagine quanto dinheiro o Adwords deixará de ganhar porque alguém não quer mais anunciar em “Agência Mestre” e agora tem que anunciar, por um preço bem mais alto, em “Agência Mestre”. Complicado não é?

O que vocês acham? Seria bom para os usuários? Seria bom para anunciantes? E os profissionais de SEO?