Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje o blog Search Engine Roundtable levantou uma importante questão sobre o PageRank. Na última atualização do Google Webmaster Tools, que incluiu a área de “Labs” como novidade, acabou por levar uma funcionalidade curiosa: a informação de qual a sua página com maior PageRank.

PageRank no Google Webmaster Tools

Por várias vezes, em diversas palestras, o Google tem desestimulado o uso do PageRank como uma medida de importância nos trabalhos de SEO, pois, em diversas oportunidades, os profissionais de SEO ou pessoas comuns baseiam a qualidade de um website pelo valor do PageRank atual do website.

PageRankNo fórum de ajuda para webmasters em inglês, a Googler Susan Moskwa explicou o que levou a esta atitude por parte do Google:

We’ve been telling people for a long time that they shouldn’t focus on PageRank so much; many site owners seem to think it’s the most important metric for them to track, which is simply not true. We removed it because we felt it was silly to tell people not to think about it, but then to show them the data, implying that they should look at it. 🙂

Com isto, muitos blogs e profissionais de SEO ao redor do mundo se questionam sobre qual será o fim do PageRank, pois agora, o “último” sobrevivente, é a Google Toolbar.

Na minha opinião, acho difícil o Google conseguir se desvincular do PageRank, pois é uma “marca” que já acompanha o Google desde o seu início. E pensando como profissional de SEO, divulgar uma atualização de PageRank é um linkbait tremendo para o Google.

O que vocês acham?