Hoje falarei um pouco sobre as meta tags e como elas são interpretadas pelo Google. Muitos leigos em SEO acham que SEO é somente uma questão de mexer nas meta tags e tudo fica perfeito. Claro que otimizar as mesmas ajuda, mas o SEO é muito mais que isso. Deixemos isso de lado e começemos o que interessa.

Snippet – É o texto que aparece abaixo dos links nos resultados de pesquisa. O mesmo é construído baseado na description do site ou em algum conteúdo dele. Lembrar que o Snippet muda de acordo com a sua pesquisa. Se você achar um site por uma expressão, pode ser que o Snippet mude se você achar o site por outra expressão.

Snippet

description – Pequena descrição da página. Muitas vezes a description é usada como parte dos snippets. Ponha frases não muito grandes (recomendo no máx. 200 caracteres) e que sejam coerentes com a página. Se for para repetir com o da outra página, melhor nem pôr.

title – Apesar de não ser tecnicamente uma meta tag, ela é usada juntamente com a description. Geralmente partes dessa tag são usadas para aparecer nas pesquisas.

<meta name=”robots” content=”…, …”>

<meta name=”googlebot” content=”…, …”>

Mostra como o crawler vai ler o seu site:

noindex – Evita que a página seja indexada. Dependendo do SERP, pode ser que a página seja indexada, mas não aparecerá conteúdo nos Snippets. Varia de buscador pra buscador.

nofollow – O Crawler não irá seguir pelos links da página.

nosnippet – Não mostrará o snippet da página nos resultados da busca.

noodp – Não usará texto do ODP(Open Directory Project ex.:DMOZ) para gerar o título ou snippet para essa página.

Noarchive – Não mostrará o “Cached” (página armazenada em cache) nos resultados das buscas.

unavailable_after:[date]: – Remover a página dos resultados das buscas a partir da data especificadas.

<meta name=”google” value=”notranslate”>

Quando o crawler reconhece que o conteúdo da página não está em uma linguagem que o usuário está acostumado a ler, o google oferece um link nos resultados da busca para realizar uma tradução automática da página. Mas às vezes isto não é interessante. Então esta meta tag evita que o link para tradução seja exibido. ISTO NÃO AFETA O RANKING DA PÁGINA.

Muitos acham isso inútil, pois nunca será usado. Mas é bom saber que existe. E não é de todo inútil. Você pode querer evitar que links sejam indexados para evitar conteúdo duplicado. Também pode ser útil para evitar que um conteúdo “cloakado” esteja disponível no “cached”. Enfim, um dia você poderá usar.

Obrigado pela paciência. Volte sempre!