Bom dia leitores do Agência Mestre Blog, hoje apresento a vocês alguns dos maiores mitos do SEO:

Por que será que minha campanha de SEO não decola ??

Mito 1: SEO é Meta Tags e Submissão aos Diretórios

Esse é um mito muito comum entre os webdevelopers, muitos acreditam que só ajustar as meta tags e submeter o seu site para os diretórios já é o bastante. Na verdade estas são tarefas muito importantes e que devem sim ser feitas, mas só isso não adianta. Esse é a apenas o primeiro passo que deve ser tomado em uma campanha de SEO.

Mito 2: Os web developers em geral entendem de Search Engines

Este mito é falso por 2 motivos: primeiro que grande parte dos desenvolvedores web simplesmente não entende mesmo o funcionamento das search engines e nunca chegou a se preocupar seriamente com isso, segundo que as search engines estão sempre sendo modificadas e adaptadas a cada nova falha ou técnica black hat que surge, e como essas modificaçações não são divulgadas dificilmente vamos ter algum profissional que possa dizer conhece completamente as search engines.

Mito 3: Ficar submetendo constantemente o seu site constantemente melhora o seu Ranking

Outro mito falso, ficar submetendo regularmente o seu site ou então criar dispositivos de submissão automática não é algo muito efeitivo. O melhor a se fazer é investir em uma boa campanha de link building ( links bons, não confundir com link farming ) e deixar que os crawlers naturalmente cheguem ao seu site e o reindexem. As campanhas de criação de links para o seu site também são interessantes pois além de crawlers também trazem visitantes e PageRank.

Mito 4: Pague US$ 25 mensais e tenha o seu site mês que vem na primeira posição da primeira página do Google

Companhias que prometem serviços assim não podem ser sérias. Primeiro porque SEO é um processo longo e contínuo, ou seja, é uma campanha e depois que por um custo tão baixo assim não é viavel. Mesmo que você pague um valor razoável e contrate uma empresa séria não alimente esse mito de primeira posição, seu site dificilmente irá alcança-la a não ser para keywords ou frases super específicas. O seu site estando na primeira página já vai indicar que a sua campanha de SEO foi um sucesso.

Mito 5: Links ruins vão afetar o seu rankeamento

Ouro mito comum é o de que receber links “ruins”, ou seja, provenientes de link farms ou sites não relacionados ao seu vão piorar o seu rankeamento. Na realidade eles não ajudam e nem atrapalham, só vão atrapalhar se o seu site participar ativamente de algum esquema fraudulento, ou seja,  quando além de receber links da link farm também apontar links para a mesma.

Mito 6: Campanhas de Pay per Click são a Chave

Campanhas de PPC podem sim ser uma boa extratégia para tornar o seu site mais popular, mas não se pode apoiar exclusivamente nelas. Algumas companhias nem podem usar PPC pois o preço para o click das keywords é muito caro e inviabiliza este negócio.

Montar um site não otimizado para as search engines e depois comprar uma campanha de PPC pode até funcionar mas tenha certeza que assim que o PPC acabar o seu tráfego irá cair vertiginosamente.

Bem, por hora é isto, agora vocês já conhecem algumas coisas que não devem fazer ou acreditar. Qualquer duvida consulte o nosso glossário de SEO. Abraços e até a proxima.