Olá a todos do Agência Mestre, algum tempo atrás li um artigo no Search Engine Journal onde alguns profissionais de SEO e membros de alguns importantes fóruns discutiam sobre keywords nas URLs e em nomes de domínios e sua importância para os três principais motores de busca.

Essa questão sempre é abordada em fóruns, blogs e eventos do ramo, pois não podemos afirmar com 100% de certeza o peso que as keywords na URL têm para os diferentes motores de busca.

Depois de muitas análises, discussões e opiniões pode-se afirmar que as keywords nas URL trazem algum benefício aos resultados de busca, mas são tratadas de diferentes maneiras pelos motores de busca.

Keywords na URL têm peso maior para o :

1º MSN
2º Yahoo
3º Google

Por que o Google da uma menor importância para keywords na URL do que as outras?

Como o Google tem um algoritmo mais sofisticado prefere atribuir maior peso na classificação do site a qualidade dos links e seu conteúdo.

Quais os benefícios das keywords na URL?

Se teu site tem a keywords principal na URL e outros sites linkam para você somente com a URL você recebe um link com texto âncora sendo a keyword principal.

Melhora o CTR do seu site, pois nos resultados a keyword aparecerá em negrito na URL, isso ajuda a chamar a atenção de quem esta pesquisando.

Algumas opiniões:

Os nomes de domínios devem ser feitos para as pessoas, e não necessáriamente deve conter a keyword. Muitos sites no topo das buscas não tem a keyword principal em seu domínio. Utilize um nome fácil de ser lembrado e facilite a volta do usuário ao seu site.

Se você procurar por computadores no Google você vera que várias posições da primeira página não tem essa keyword no nome do domínio.

Não utilize keywords long tails (que seriam keywords bem específicas) em nomes de domínios, isso não te ajuda nos resultados de busca para keywords mais genéricas.

As keywords no nome do domínio ajudam a atrair os usuários que estão cada vez mais ignorando spams e buscam a keyword no nome do domínio nos resultados mostrados.

As URLs não são tão importantes para o Google e são mais bem vistas pelo MSN e Yahoo. Mas se você está em um mercado altamente competitivo pode ser um fator de desempate. Aprenda mais e leia sobre otimização de URLs e semântica de links em nosso blog.

Abraços.