Google procurando forma de detectar links do Blogroll

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Agência Mestre!

Recentemente o blog Search Engine Roundtable noticiou uma mudança no operador “link:” do Google Blog Search, referente à aparição de links que estavam em outras partes da página, não fazendo parte do artigo.

O ponto é que o Google passou a indexar todo o conteúdo da página, deixando de lado apenas o conteúdo fornecido no feed do blog. Assim, links que estavam na sidebar (ou blogroll) passaram a aparecer na busca com o operador.

Você pode fazer este teste facilmente se possuir um blog WordPress. Na sua área de administração (dashboard) uma lista de links é exibida. Se alguém possui um link na sidebar do blog e cria um artigo, mesmo sem este artigo conter um link para o seu site, o artigo é referenciado no dashboard. Veja só este exemplo aqui da Agência Mestre:

O primeiro link é do blog BrasilSEO, referenciando este artigo, mas no conteúdo do artigo não vemos nenhum link apontando para a Agência Mestre. Porém, existe um link na sidebar apontando para a Agência Mestre. Assim, o site acaba aparecendo no dashboard (que utiliza o Google Blog Search).

Porém esta semana o Search Engine Roundtable postou um comentário de um funcionário do Google sobre o fato do Google indexar todo o conteúdo e a sua relação com o blogroll:

We have changed the way we index blog posts to include the full content of the page. We’ve had occasional complaints about the use of the feed content, particularly the problem with partial feeds that you mentioned. The indexing change has improved the results for a lot of queries, both because we have the full content of the page and because we extract links that are missing from the feeds. The downside of this change is that we see more results that match only the blogroll and other parts of the page that are common to all of a blog’s posts.

We expected some problems from blogroll matches, but may have underestimated the impact on searches using the link: operator or where the query matches a blog or blogger’s name. We do expect to fix the problem you’re seeing. We’ll use the full page content, but exclude the content that isn’t really part of the post. I’m not sure if we’ll be able to make the change before the end of the year, but we are working on it and are pretty confident that it can be solved. We’ll post an update here when we’ve got a solution.

O ponto que quero chegar é esta vontade do Google de detectar os links do Blogroll. Se eles possuirem tal tecnologia, o linkjuice que é passado na lista de links da sidebar pode cair drasticamente, levando em conta que este processo já acontace com os links do footer.

É bom ficar de olho no Google em 2009, pois utilizar a sidebar para “passar PageRank” pode ser o próximo alvo do time do Google.

Um abraço e até a próxima!

LEIA MAIS
Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Comentários
  1. Muito bom o artigo Ricotta!
    É, essa detecção dos links do blogroll vai causar um impacto muito grande!

    Abraços

  2. è uma droga…mas se for analisar…eles estão certos..é bem por aí mesmo

  3. Pra mim é uma boa! Tenho um site que na sidebar tem trocentos parceiros, o Google identificando isso como amigos ou blogroll, já me alivia o peso na consciência de ter tantos links ali.

  4. O google ainda esta utilizando esta forma para detectar links blogroll? Pelo que entendi isso dificulta ainda mais para posicionar os sites nas primeiras páginas do Google!

    Abraços

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?