Gamification e Linkbuilding

Na era “Google Penguin”, está cada vez mais difícil criar estratégias de Link Building, as opções são limitadas e temos um grande desafio, ganhar links de forma natural. É claro que obter links qualificados sempre foi e será um objetivo de todo SEO White Hat.

Segundo as diretrizes de qualidade do Google, o buscador endossa a criação de promoções e ofertas para conseguir links de forma natural. O problema é que tais estratégias têm custo e às vezes não trazem o resultado esperado.

O meu objetivo com o post é mostrar que existem possibilidades que podem ser exploradas para obtermos links de modo natural, com engajamento social. Lembre-se de que cabe a você empregar essas informações de acordo com seu “core business” e adaptá-las ao seu negócio da melhor maneira possível.

O que é Gamification?

“Gamificação é o uso de técnicas de design de jogos que utiliza mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos.” – Wikipédia.

Como a aplicar a Link Building?

Ao aplicar Gamification em sua estratégia de Link Building, defina o que é relevante ao seu “target” e relacione ao seguinte processo:

Promova o desafio

Crie um desafio a determinado nicho de clientes ou usuário, de acordo com o perfil. Essa etapa é um excelente CTA e você pode conseguir links dos interessados em participar. Um bom exemplo é o Desafio de SEO promovido pela Agência Mestre.

Objetivos

Como todo jogo, é preciso estabelecer regras e objetivos. Crie uma Landing Page para o desafio, pois o ideal é compilar todas as informações dentro do menor número de páginas a fim de promover uma maior concentração de “Link Juice”. Lembre-se de que as Landing Pages precisam ser relevantes.

Interatividade

Seja criativo e estimule a interatividade entre usuários, por meio de alternativas como a possibilidade de criar equipes, um painel com sistema de pontos, fórum interativo etc.

Competitividade

Estabeleça competitividade entre usuários, criando níveis, bonificações e outros tipos de premiações. Tudo isso são boas táticas de incentivar o desafio ou game.

Social

É um estágio essencial da estratégia de Link Building. Faça o desafio ser sociável, incentive o usuário a compartilhar os pontos e metas alcançados. Nesta fase, você poderá direcionar os participantes a compartilhar os links que deseja ganhar, por exemplo: links que apontam para determinada página ou serviço específico.

Feedback

Crie um canal direto para obter informações sobre o que os usuários estão achando do desafio e aproveite para tirar dúvidas técnicas ou mecânicas do jogo. Facilite a vida do participante.

Mensure os resultados: Forneça links prontos e específicos para compartilhamento. Isso facilitará sua vida na hora de mensurar resultados. Monitore com frequência a campanha de Link Building.

Exemplo:

Link

Short URL

Landing Page

Anchor Text

Keyword

Ranking

Domain Authority

 Page Authority

CUIDADO: Não utilize links e widgets com o mesmo texto âncora para a mesma página de destino. A técnica é passível de punição pelo Google.

Fechando…

Nem sempre há tempo hábil para criar uma estratégia de Gamification com todos os processos citados acima ou que envolva um nível de engajamento mais complexo. No entanto pode-se usar parte dos processos e criar algo simples que tenha interação com o usuário. Assista aos vídeos interativos abaixo:

Os vídeos são interativos e, de acordo com a decisão do usuário, apresentam final diferente. Funcionam como um “jogo”, tal como o exemplo demonstrado. Uma boa tática é incluir um vídeo interativo na página de destino que você pretende conquistar links e acrescentá-lo ao seu sitemap.xml. Não se esqueça das devidas marcações para vídeo (http://schema.org/VideoObject).

Em suma, a estratégia pode ser empregada de vários modos para obter links, tudo vai depender dos seus objetivos, do modelo de negócio e da sua criatividade. Seria legal ver mais ideias nos comentários desse artigo.