Ferramenta do Google de Disavow Links

Olá leitores da Agência Mestre,

Ontem, o Google colocou a disposição dos usuários uma nova ferramenta chamada Disavow Links. Essa ferramenta dá ao usuário o poder de indicar ao Google quais links, que apontam para o seu site, ele não deseje ganhar relevância.

Essa ferramenta chega como uma grande ajuda os Webmasters a lidarem com o Google Penguim, a atualização do Google que pune sites que utilizam links provenientes de sites de baixa qualidade ou links pagos. Além disto, a ferramenta de Disavow Links pode ser usada em casos onde fontes duvidosas de links ou fontes hackeadas linkam para o seu site. Isto “acaba”, em teoria, com o tal temido problema de Negative SEO.

Como Funciona?

Disavow Links

Acessando a URL https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main, o usuário terá acesso aos sites cadastrados no GWT – Google Webmaster Tools. Ao clicar em Disavow Links, o responsável pelo site poderá subir um simples arquivo de texto indicando os backlinks que o Google deve ignorar.

Disavow Links no Google Webmaster Tools

É possível desabilitar links que apontam para o seu site de maneira individual ou desabilitar backlinks de um domínio inteiro. Tudo o que você precisa é fazer um upload de um arquivo txt contendo uma URL por linha.

Vamos ver alguns exemplos:

# Contacted owner of spamdomain1.com on 7/1/2012 to

# ask for link removal but got no response
domain:spamdomain1.com
# Owner of spamdomain2.com removed most links, but missed these
http://www.spamdomain2.com/contentA.html
http://www.spamdomain2.com/contentB.html
http://www.spamdomain2.com/contentC.html

Os exemplos acima foram retirados do artigo oficial sobre a ferramenta de Disavow Links, no Blog Google Webmaster Central.

É importante frisar que o Google ignora os comentários com #, considerando apenas os links no arquivo .txt. Veja abaixo a tradução do exemplo:

# Contactei o dono do domínio spamdomain1.com em 1/7/2012 para

# pedir remoção de links mas não obtive reposta
domain:spamdomain1.com
# Dono do spamdomain2.com removei a maioria dos links, mas #faltaram esses:
http://www.spamdomain2.com/contentA.html
http://www.spamdomain2.com/contentB.html
http://www.spamdomain2.com/contentC.html

O Google recomenda um único arquivo de texto por website. Caso precise atualizar o arquivo, você deve fazer o download do arquivo atual, atualizar e fazer o upload novamente.

Tenha muito CUIDADO!

O Google recomenda que só faça a remoção de backlinks APENAS se o site recebeu alguma notificação de detecção de links não naturais, se o site recebe links de site SPAM ou se site recebe links de sites que vendem links.

Em todo caso, todo cuidado é pouco. Você deve ser muito cauteloso ao fazer uma requisição para o Google repudiar os links que apontam para o seu site, pois uma vez que o Google receber este arquivo, aqueles links serão desconsiderados na próxima vez que o Google encontrá-lo.

Vale ainda ressaltar que, caso você se arrependa de algum domínio que você tenha rejeitado, você poderá editar o arquivo e remover a linha que desconsidera o domínio em questão. Em seguida, o Google irá ver esta modificação e, apenas quando ele visitar o novo domínio, encontrando links apontando para você, ele fará a reconsideração destes links.

Caso precise implementar esse recurso no seu site e não tenha conhecimento avançado em SEO, recomendamos contratar uma Consultoria de SEO.