Vou listar aqui algumas das principais diferenças entre o SEO e o SEO 2.0. Veja se você não está otimizando seu site de maneira ultrapassada e inefetiva.

SEOSEO 2.0
Construção de links via diretórios, troca de links, links pagosGanhar links de blogs, escrever conteúdo confiável, criar isca de links, socialização
Otimização para spidersOtimização para usuários
Competição: Você compete com outros para ser o top 10 do GoogleCooperação: Você coopera com todos submetendo paginas amigáveis em social media, e linka para eles.
Troca de linksGanho de links por qualidade
Otimização para linksOtimização para tráfego
Clicks, visitas, pageviewsConversões, ROI
DMOZDel.icio.us
Trafego vindo de buscadores: google, msn, yahooTrafego de social media, technoratti, reddit, digg
Comunicação em mão únicaDiálogo, conversação
Top downBottom up
Quem investir mais fica no topoQuem for mais popular fica no topo
50% automatizado10% automatizado
Batalha por PagerankBatalha por autoridade na blogosfera
TechnocraticoEmocional

Como vocês podem ver, antigamente o SEO era feito de maneira que o crawler ficasse feliz, e o usuário quase sempre não. Hoje, isso não tem mais tanta relevância. Apenas algumas dessas técnicas antigas funcionam, e outras estão sendo banidas pelos melhores buscadores.

Na nova batalha de SEO, temos que conquistar confiança e popularidade através de “ferramentas sociáveis”, para rankearmos bem. Bom para quem desenvolve “Orientado ao Usuário”. Bom para o usuário. Ruim para os Black Hats e páginas sem conteúdo de qualidade.

Espero que tenham gostado. Se tiverem mais sugestões de SEO 2.0 ou das antigas que não funcionam mais, são sempre bem vindas.

Abraços

Fonte