Denúncia no Google

Olá leitores da Agência Mestre,

Em mais um dos temas quentes que sempre recebemos, trazemos a vocês a seguinte dúvida retirada do meu Formspring:

Para denunciar spam no google (concorrente) devo fazer com fake?

Antes de falar da dúvida em si, vamos entender como funciona a denúncia no Google.

A Denúncia no Google

Para fazer uma denúncia no Google, seja de concorrente ou de um website qualquer, você deve se dirigir ao formulário de Reportar Spam do Google, o qual você consegue abrir apenas se estiver logado em uma conta Google.

Neste formulário, você irá preencher com todos os detalhes da denúncia, mostrando qual o problema e como você conseguiu perceber este caso.

Ao enviar a sua denúncia, o website que você indicou NÃO será punido automaticamente. O que o Google faz é analisar cada caso, tentando entender o porque dos seus algoritmos não terem detectado tal caso de Spam. Desta forma, os profissionais do Google conseguem melhorar os seus algoritmos e atacam uma maior quantidade de Spam.

O Ariel, ex-Google, comentou com muita riqueza em sua entrevista para a Agência Mestre como funciona o processo de reportar spam, onde resumiu da seguinte forma:

Toda denuncia de spam é útil e é analisada, mas nem toda denúncia causa uma penalização perceptível e imediata.

Utilizar Fake ou Não?

É uma prática comum, quando se tem algo a esconder, tentar criar um perfil falso para criar qualquer tipo de conteúdo na Internet, seja ele um perfil de relacionamento, seja ele um perfil para discussões, seja ele para efetuar denúncias no Google.

O que tenho em mente é que não importa o nome utilizado na denúncia ou mesmo a quantidade de pessoas que você consiga movimentar para denunciar um concorrente ou uma página que viole as diretrizes do Google, o que eles irão entender é o quanto aquele resultado Spam afeta os usuários que fazem busca no Google todos os dias. Baseado nisso eles devem priorizar suas tarefas e análises de casos.

Agora, existem algumas pessoas, que adotam uma estratégia um tanto interessante: criam fakes para denunciar um website diretamente no fórum de ajuda do Google. Alguns relatos afirmam que isso pode ajudar, uma vez que o Pedro Dias e seus companheiros do time de webspam frequentam o fórum. Não sei se ajuda ou não, mas é uma dica de uma fonte bem confiável.