Olá leitores da Agência Mestre!

Quando você inicia os seus estudos sobre a área de SEO, uma das primeiras coisas que você deve aprender é que antes do surgimento dos mecanismos de busca que conhecemos hoje, existiam os grandes diretórios da web, onde todas as pessoas cadastravam os seus websites lá e assim um link era inserido para o seu site. Desta forma, para fazer uma consulta na internet, você não buscava por um conteúdo, mas sim por um website.

Em paralelo à evolução dos diretórios para mecanismos de busca, alguns diretórios mantiveram o modelo original e ficaram consagrados no meio do SEO, como aqueles diretórios super importantes, onde todos almejam estar. Entre eles, posso destacar 3: o Open Directory Projetct (o famoso DMOZ), o BOTW (Best of The Web) e o Yahoo! Directory. O primeiro, como a grande maioria sabe, é gratuito, já os outros dois diretórios cobram pela inclusão, alegando que isto mantém a qualidade do diretório, por possuir uma revisão humana.

O DMOZ

Open Directory Project at dmoz.org

O DMOZ sempre foi alvo de especulações sobre os seus editores ou de ainda, ser um diretório “ativo” apenas nos Estados Unidos mas o tempo sempre se encarrega de trazer qualidade à internet e é isto que está acontecendo.

Recentemente, recebi um contato de um dos editores brasileiros do DMOZ elogiando o trabalho que tenho feito e que finalmente o meu blog pessoal estava aceito no DMOZ. Recebi esta notícia com uma enorme felicidade e aproveitei o papo para receber um pedido do editor: divulgar as boas práticas ao se submeter um site no diretório.

Caso você não saiba, o DMOZ possui as suas recomendações para submissão de um website que incluem diversos passos para fazer uma boa submissão.

Conforme as indicações do editor, seja o exemplo de submetermos a Agência Mestre ao DMOZ:

Site Não Incluido Corretamente

Título: Mestre Seo | Otimização se Sites (SEO)
Descrição: Otimização de Sites – Melhore o posicionamento do seu site e consiga novos clientes e negócios! A Agência Mestre é referência em otimização de sites (SEO).

Esta é uma descrição publicitária, com muitas palavras chaves, sendo inútil enviar um site assim. Com este tipo de submissão, o editor DMOZ irá verificar e editar as informações que você submeteu. Desta forma o site assim pode ficar na espera por meses ou até anos

Site Incluido Corretamente

Título: Agência Mestre
Descrição: Empresa situada nos Estados Unidos e Sul de Minas Gerais. Presta serviços de marketing e otimização de sites.

Esta descrição está correta, porque apresenta um Tema (Empresa) e o Conteúdo (Serviços). O editor só verifica a qualidade do mesmo em termo de informações originais e LAYOUT, que seja interessante e não cheio de Google AdSense. Desta forma, o processo de aceitação é bem rápido.

Outras Dicas Para a Submissão

Existem diversas recomendações para submeter um website ao DMOZ, mas ressalto algumas:

  • Pesquise antes de submeter um website, ele já pode estar no diretório
  • Procure categorias bem específicas para submeter o seu website
  • Não submeta sites espelhos (mirror sites).
  • Não submeta nenhum site que sirva para redirecionar a outro endereço.
  • Não submeta sites em construção.
  • Não submeta sites que consistam basicamente de links afiliados.
  • Submissões múltiplas do mesmo site ou de sites relacionados podem resultar na exclusão e/ou remoção destes e de todos os sites afiliados, então não submeta o seu website mais de uma vez.

Agora, aproveite bem estas dicas, faça uma boa submissão do seu website pois, facilitando a vida dos editores, você facilita a sua vida como profissional de SEO.

Um abraço e até a próxima!