Segundo o nosso glossário de SEO, link building é a prática ou técnica de conseguir links para seu site. Nesse artigo falarei sobre como o link building influenciará no posicionamento de sites.

  • Número de links: quanto maior o número de links apontando pro seu site, melhor ele vai rankear. Porém, links sem qualidade não contam para o posicionamento.
  • Qualidade dos links: um simples link do Yahoo para a CNN conta muito no link building, porque traz dezenas de vezes mais peso do que um link de um simples blog pra outro, ou seja, um link de um site grande e confiável é muito mais valioso do que o de um site pequeno. Além disso, se você tem uma página sobre “dicas de SEO” e recebe um link de uma página sobre “bolas de futebol”, é esse link trará pouco ou quase nenhum peso para seu link building.
  • Texto âncora: se você consegue links de vários sites relacionados apontado para a página sobre “dicas de SEO ” com o texto âncora “dicas de SEO” seu link building está sendo muito bem feito e sua página irá subir pelos rankings. Se você possui links com o âncora do tipo “clique aqui” ou algo parecido a influência desses links no seu ranking com certeza será muito menor. Mais detalhes sobre texto âncora e link building podem ser encontrados no artigo Semântica e Link Building.
  • Posicionamento do link: Se o link é de qualidade, ele vai trazer uma melhora de qualquer maneira para o link building, porém, é muito melhor ter links integrados em um bom conteúdo do que presos em uma “sidebar” ou no rodapé da página.

Vale lembrar que analisando IP, reciprocal links e informações de registro, os mecanismos podem considerar que links são manipulados ou não. Aumentando ou diminuindo o peso deles no link building conforme tal informação. Para maiores informações e recomendações a respeito veja Link Farm .