Olá pessoal da Agência Mestre! Hoje vou falar sobre click fraud .

Definição: Click Fraud são modos de burlar programas de propaganda pay-per-click. Isso pode ocorrer de diversas maneiras “profissionais” ou “amadoras”, mas é importante ressaltar que utilizar qualquer uma delas é crime!

Se você ainda não sabe como funciona os programas pay per click, leia um pouco mais sobre o assunto para enteder melhor esse artigo sobre click fraud.

A click fraud mais simples é quando uma pessoa faz um site e clica em seus próprios anúncios pay per click para gerar lucro. Uma variação desse tipo de fraude é quando o dono do site pede para que familiares e amigos cliquem nas propagandas do seu site. Esses dois tipos de click fraud são os mais comuns e mais facilmente detectáveis pelos algoritmos dos programas pay per click.

Através de scripts que “simulam” cliques e/ou impressões de páginas de humanos uma click fraud em maior escala, e consequentemente mais grave, pode ser feita. Esses scripts podem ser elaborados de diversas maneiras, mas geralmente os cliques vêm de uma mesma área geográfica, computador…

Alguns tipos de click fraud são muito difíceis de se detectar. Por exemplo: Concorrentes dos anunciantes nos programas pay per click podem ficar clicando na propaganda do anunciante, forçando-os a pagar por cliques irrelevantes. Concorrentes dos donos de sites que possuem ads podem ficar clicando nesses links patrocinados, levando o algoritmo pay per click a crer que o dono do site está clicando em seus próprios anúncios (levando a uma punição). Além de concorrentes, isso pode ser feito por motivos políticos, pessoais…e também por amigos e/ou familiares desinformados com o intuito de ajudar o dono do site.

Como detectar?

Se você investe em progamas pay per click, deve estar sempre de olho em possíveis click frauds. Para isso, você pode usar estatísticas ou ferramentas.

Estatísticas: Verificar IP, tempo, data, keyword e site que envia os usuários

Se você está querendo vender um produto ou serviço ou deseja que o usuário se registre, deve acompanhar também se há aumento muito rápido nos gastos, keywords que variam de custo muito rápido, cliques de países diferentes daqueles que você está anunciando.

Para facilitar a vida dos anunciantes, algumas empresas disponibilizam ferramentas para detectar essas fraudes. Abaixo seguem algumas delas:

Como os Pay Per Click engines tratam click fraud?

Os Pay Per Click engines sérios se preocupam muito com click fraud. É claro que eles não divulgam os modos como detectam click fraud, mas o certo é que os algoritmos estão evoluindo a cada dia e as fraudes se tornando mais raras.

Assim, o conselho que deixo a todos que pensam em praticar qualquer tipo de click fraud, é que vale muito mais a pena gastar seu tempo fazendo sites de qualidade e buscando um melhor posicionamento de sites para atrair clicks naturais do que tentando burlar os programas pay per click.