Canonização? Que palavra mais estranha! Mas o que é isto?

Canonização é o processo de pegar a melhor URL quando se possui múltiplas escolhas, e geralmente indica a página inicial. Por exemplo, muitas pessoas podem considerar, as URLs abaixo, como iguais:

  • mestreseo.com.br
  • www.mestreseo.com.br
  • mestreseo.com.br/index.html
  • www.mestreseo.com.br/index.php

Mas tecnicamente todas estas urls são diferentes. Um determinado servidor por retornar conteúdos completamente diferentes para as urls citadas acima.

O problema que isto gera é a duplicação de conteúdo e a divisão do ranking (de cada buscador, por exemplo o PageRank do Google) entre suas páginas.

Imagine só… possuir 3 ou mais modos de acessar a index do seu site. Você com certeza está perdendo ranking e disperdiçando linkagem interna.

Para corrigir este problema, listo abaixo duas técnicas, a primeira é usando o .htaccess e a segunda organizando os links do site todo.

www vs no-www: Resolvendo o com .htaccess

O código abaixo faz com que toda requisição a mestreseo.com.br seja redirecionado permanentemente(301) para www.mestreseo.com.br :

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^mestreseo\.com\.br [NC]
RewriteRule (.*) https://www.agenciamestre.com/$1 [R=301,L]

Prevenindo links errados

Verifique se o seu blog ou site utiliza corretamente os links, assegurando de que não haja links do tipo mestreseo.com.br/pagina.php e outro www.mestreseo.com.br/pagina.php