Uma das práticas mais comuns na Internet é o cadastro em diretórios de sites. Mas vale a pena? Em 2008, o Google fez uma alteração em suas guidelines que vai fazer a resposta a essa pergunta mudar ao longo do tempo. Mas antes de ir para a resposta, um pouco de background sobre o cadastro em diretórios.

Cadastro em Diretórios – Link Building

pr-directory

Eu já falei sobre isso anteriormente no meu post Link Building: Cadastro em Sites de Busca, esclarecendo que o Link Building é justamente a utilidade de se cadastrar um site em diretórios – uma maneira de se conseguir links para um site.

A dica principal ao se procurar diretórios para se fazer o cadastro de site é procurar diretórios relevantes, como o Dmoz ou Yahoo!Directory, isso porque esses serviços tem uma rígida política de aceitação, não basta pedir ou pagar para estar listado, é necessário ter algum valor.

O Google procura identificar este tipo de informação nos diretórios de sites que encontra pela Internet para dar, ou não, o devido valor ao diretório encontrado. E, justamente por encontrar muitos diretórios de baixa qualidade e baixo controle de cadastro é que ele fez uma significativa alteração em suas guidelines: desde o ano passado, não consta mais entre as guidelines do Google para webmasters a recomendação de que o webmaster deve cadastrar seu site em diretórios. E agora? Vale a pena cadastrar?

Vale a Pena Cadastrar Sites em Diretórios?

pr-up-down

Essa alteração do Google em suas guidelines não implica que é o fim dos diretórios de sites, pelo menos, não ainda. Apenas é algo que o Google não recomenda mais, mas isso implica em uma forte possibilidade de o Google não mais contar links dos diretórios de site no futuro.

Antigamente, cadastrar sites em diretórios fazia muito sentido, pois eles eram a maior fonte de descoberta de novos sites para as ferramentas de busca. Hoje, se nós refletirmos um pouco, pode-se concluir que já não faz mais tanto sentido cadastrar sites em diretórios para ser encontrado, pois você pode usar as ferramentas para webmasters de cada search engine para contar a elas que o seu site existe e já cadastrar o sitemap.xml com todas suas URLs.

Se, agora, a única função de um diretório é dar um voto a um site e, cadastrar em dezenas (centenas) de diretórios, só vai fazer influenciar os resultados de busca, faz sentido o Google não considerar links de diretórios que o site cadastrado não seja revisado para que seja validado o voto.

Por enquanto você pode continuar cadastrando em diretórios, eles ainda têm um pouco de força, mas não se limite a isso, pois no futuro, a tendência é que esses links não sejam mais relevantes para o Google. O que você acha? Deixe um comentário!

A questão de diretórios foi tema de um dos mais recentes vídeos do Matt Cutts. No vídeo ele responde a uma pergunta do Fábio: Will Google consider Yahoo! Directory and Best of The Web (BOTW) as sources of paid links? If no, why is this different from another site that sell links? Confira a resposta do Matt Cutts no vídeo abaixo.