Logo do Google DocsDe acordo com um recente post no grupo de ajuda do Google Docs, a Googler “Marie” afirma:

In about two weeks we will be launching a change for published docs. The change will allow published docs that are linked to from a public website to be crawled and indexed, which means they can appear in search results you see on Google.com and other search engines.

Segundo a afirmação, em cerca de 2 semanas, o Google estará mudando a forma com que lida com os arquivos publicados no Google Docs. Esta mudança fará com que os arquivos linkados de páginas na internet serão crawleados e indexados, aparecendo assim nos resultados de busca do Google.

A Googler ainda afirma que a mudança afetará somente documentos que foram publicados através das opções ‘Publish as web page’ ou ‘Publish/embed’ e que não se aplica à documentos com a opção ‘Allow anyone with the link to view (no sign-in required)’.

Caso você não queira que os seus arquivos seja indexados e colocados no índice do Google, basta seguir o procedimento que a Marie indica:

  • Vá em ‘Share tab’
  • Para documentos e planilhas, escolha ‘Publish as web page’. Para apresentações escolha ‘Publish/embed’
  • Clique no botão que diz ‘Stop publishing’

Não sabemos ainda como o Google irá indexar ou contabilizar os links existentes nos arquivos de Google Docs, mas logo que lançarem esta novidade iniciaremos os testes.

Um abraço e até a próxima.