A Usabilidade e o Google Wonder Wheel

Por Bruno Nassar


Bom dia leitores da Agência Mestre!

Recentemente durante o Google Searchology 2009 vários foram os anúncios de novas ferramentas por parte do Google. Já tratamos aqui no blog do Google Webmaster Tools e Seu Novo Look e das Rich Snippets. Hoje irei tratar de mais uma das novidades: a Wonder Wheel.

Esta novidade não está disponível para todos os usuários, ainda, e está em teste. A Wonder Wheel é umas das novas opções para refinar as buscas na nova página de resultados do Google. Essa não é uma ferramenta que vai revolucionar as buscas muito menos alterar o posicionamento dos resultados das buscas, porém para o usuário é uma forma muito interessante de navegação.

Por diversas vezes o Google já citou que tem como foco principal o usuário e, portanto, a navegação, ou seja, a usabilidade das buscas serão sempre priorizadas.  A usabilidade envolvida nesse caso é a de poder seguir toda a linha de raciocínio utilizada na busca, a Wonder Wheel é como se fosse um breadcrumb das suas buscas. Além dessa parte da usabilidade, a Wonder Wheel pode ser uma nova fonte de keyword research, pois ao se fazer uma determinada busca, o Google retorna ao seu redor assuntos relacionados ao termo buscado.

Esse “novo” conceito de usabilidade inserida em suas buscas só poderá ser conferida por alguns usuários. Para acessar as novas opções basta você selecionar a aba “Show options…” como na figura abaixo.

Nova Página de Resultados de Busca do Google

Clicando nessa aba uma nova gama de opções será aberta e dentre elas estará a Wonder Wheel, como você pode ver na figura abaixo. No exemplo da imagem, eu realizei uma busca por Google SEO a qual automaticamente relacionou esse termo a diversos outros, como: Search Engine Optmization, Google Adsense, Google Webmaster Tools, a qual eu cliquei e segui para uma nova roda de palavras relacionadas ao Webmaster Tools, como: robots.txt file, image labeler, google sitemap, adwords, seo e sitemaps. Outro ponto que devemos destacar é que conforme navegamos via a Wonder Wheel os resultados de busca normais é atualizado, ou seja, o índice é refeito conforme o termo clicado na Wonder Wheel.

Google Wonder Wheel

Esse novo estilo de busca a torna mais interativa e interessante para o usuário, pelo menos eu achei muito interessante. E você o que achou? Já teve a chance de testar essa nova ferramenta? Deixe ai sua opinião dessa nova ferramenta do Google.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. O Wonder Wheel deixa explícito o conceito “Cauda Longa” e a importância de trabalhar palavras-chave e suas variações, tanto em SEO, quanto em Campanhas de Links Patrocinados.

  2. Será bem interessante se houver resultados diferenciados para empresas, blogs, forums…

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?