Páginas com conteúdo duplicado podem ser criadas de maneira não intencional, geralmente por falta de conhecimento dos webmasters. O conteúdo duplicado pode fazer com que suas páginas fiquem concorrendo umas com as outras a acaba que nenhuma consegue rankear bem. Vamos ver a seguir algumas práticas de SEO que vão te ajudar a resolver esse problema:

1. Reescrever Titles

Os titles não perderam sua importância e podem fazer diferença para os motores de busca, além de auxiliar os visitantes, que ao vê-los, vão entender melhor sobre a página. Evite utilizar “Bem vindo” e coisas parecidas, os titles devem ser únicas para cada página. Então reescrevas e use técnicas de SEO no titles. Não as faça muito curtas, mas também não ultrapasse 90 caracteres. Temos uma ferramenta para contagem de caracteres que pode te auxiliar.

2. Reescrever META Descriptions

META descriptions são realmente importantes e uma fonte de informações sobre a página para os motores de busca. Não se preocupe em gastar tempo nessa tarefa e faça as META descriptions de maneira decente, ou encontre um jeito de gerá-las dinamicamente. Caso não possa criá-las uma por uma deixe em branco. As vezes é melhor deixar o motor de busca gerar uma descrição para suas páginas do que tê-las todas duplicadas.

3. Reescrever Conteúdo

Parece óbvio mas se o conteúdo é igual para todas as páginas os motores e busca também verão desse jeito. Isso geralmente ocorre quando se copia um mesmo trecho de texto em várias páginas. Se você está copiando e colando um mesmo texto tenha certeza que isso é realmente importante, caso contrário escreva um conteúdo mais apropriado para cada página.

4. ‘Limpar” o Código Fonte

Apesar dos motores de busca compreenderem melhor cada vez mais trechos de código, muitos sites ainda tem problemas com conteúdos que são empurrados para baixo pelos códigos que são irrelevantes para o rankeamento, principalmente sites mais velhos não-CSS, então faça uma otimização do código fonte, isso pode evitar a repetição de muitos trechos.

5. Enfatizar o Conteúdo

Utilize as tags (<h1>, <h2>, <b>,etc) no seu conteúdo, isso ajuda os motores de busca a diferenciar as páginas mais facilmente, e também ajuda os visitante a navegar melhor por seu conteúdo. Lembre-se que o h1 só pode ser usado uma única vez para cada página.

6. Controle de URLs duplicadas

Alguns sites podem ter muitos problemas com URLs diferentes que levam a mesma página gerando conteúdo duplicado. Por exemplo se você tem todos esse três links no seu site e eles chegam a mesma página você tem um problema de conteúdo duplicado :

www.site.com.br/produto.php?cat=info&id=466

www.site.com.br/produto.php?id=466&cat=info

www.site.com.br/produto/info/466

O ideal é que apenas uma URL acesse essa página. Leia sobre URL amigáveis e ordem dos elementos na URL.

7. Bloqueio de URLs desnecessárias

Complementando o item 6, você pode bloquear páginas desnecessárias, que não tem intenção de ser rankeadas, como por exemplo a versão para impressão da página:

www.site.com.br/produto.php?id=644

www.site.com.br/produto.php?id=644&print=yes

A primeira página contem um link para a segunda que é uma versão para impressão e praticamente idêntica. Use nofollow no link que você resolve esse problema.

Participe do nosso fórum de SEO que está aberto a todos. Abraços…