São inúmeras as possibilidades e oportunidades profissionais que podem surgir simplesmente por ter um perfil do LinkedIn. Afinal, a rede social é totalmente voltada para o mercado de trabalho e autopromoção profissional.

Além disso, nesse espaço on-line você pode adquirir conhecimentos para a carreira e até mesmo participar de discussões que elevem a sua visão sobre uma determinada área, por exemplo.

LinkedIn Perfil Campeão

Confira no artigo como ter um perfil campeão, isto é, de sucesso!

Perfil do LinkedIn: saia do comum e seja um campeão

Cadastrar-se e ter um perfil do LinkedIn é apenas o primeiro passo para promover o seu marketing pessoal. Existem muitos elementos que juntos podem destacar o seu perfil e atrair olhares de recrutadores.

Para começar, é importante que você use o seu nome completo na rede social. Fuja de apelidos ou qualquer outra maneira informal que seus íntimos, por exemplo, te chamam. Além disso, uma foto diz muito sobre o seu comportamento. Escolha uma que transmita uma imagem segura, carismática e, claro, profissional.

Esses pontos são básicos e todos deveriam seguir. Porém, para realmente se destacar e sair do comum, é preciso muito mais do que isso.

Veja só como alavancar a sua carreira em cinco passos:

1. Use os recursos com sabedoria

Embaixo do seu nome de usuário existe a opção “título”. Nela você pode colocar o seu cargo atual, empresa que trabalha, universidade que se formou, entre outras opções.

Porém, quem almeja o sucesso de perfil do LinkedIn precisa mostrar a sua autoridade profissional. Por isso, destaque a sua principal habilidade nesse importante campo.

Ao invés de colocar “analista de SEO”, experimente “especialista em otimização e performance de sites, apaixonado por marketing digital.” Certamente chamará muito mais atenção por ser original e diferente do senso comum.

2. Mantenha o seu perfil atualizado

Parece óbvio dizer que o seu cargo atual, status acadêmico e cursos devem estar atualizados? Pois é, porém, muitos profissionais deixam seus perfis sem atualização durante anos.

Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn também precisa ser movimentado para que apareça como indicação às outras pessoas.

Fez um curso novo? Coloque o certificado. Achou um artigo interessante? Comente para a sua rede de amigos. Teve alguma ideia de inovação? Compartilhe!

O profissional de sucesso nunca abandona sua conta, afinal, seu sucesso depende da importância que você dá.

3. Faça uso de palavras-chave

Sim, é possível utilizar estratégias de SEO, como a inserção de palavras-chave, no seu perfil do LinkedIn.

Se o seu desejo é que as pessoas te vejam, experimente no seu resumo de apresentação inserir algumas palavras apropriadas para a sua área de atuação. Dessa forma, as chances de ser encontrado será muito maior.

Imagine que você seja um analista de conteúdo. Algumas das suas keywords ideais podem ser:

Se desejar, faça uma pesquisa dos termos mais usados.

4. Peça recomendações

As recomendações são extremamente valiosas no mercado de trabalho, inclusive, muitas vagas são preenchidas pelo famoso “QI”, ou seja, “quem indica”.

Peça aos seus colegas de trabalho ou aqueles que já tiveram contato com você, recomendações sobre seus conhecimentos, maneira de trabalhar, habilidades, etc. Retribua e veja como pode ser uma troca saudável e amigável.

5. Envie mensagens personalizadas

Manter e fazer novos contatos é essencial no meio profissional. Nada te impede de enviar uma mensagem personalizada, apresentando-se e colocando-se à disposição, com suas conexões de rede.

Essa estratégia é uma ótima maneira de ser visto, lembrado e indicado. Garanta a sua ortografia correta e um tom amigável e profissional, claro.

Gostou do artigo? Compartilhe com sua rede de amigos e deixe um comentário. Você já é usuário do LinkedIn ou encontra oportunidades nele? Nós queremos saber!

Continue acompanhado o blog da Agência Mestre!