Depois que o SEO entrou em cena e a criação de conteúdo único e relevante se tornou tão importante, outra questão precisava ser resolvida: A divulgação desse conteúdo. Com isso, surgiram as redes sociais para divulgação de conteúdo.

Redes Sociais de Conteúdo

Aqui no blog da Agência Mestre nós já falamos o que são as redes sociais, aqueles sites onde você se cadastra e pode enviar notícias e demais links interessantes que encontrar pela Internet para que mais pessoas tenham contato com aquela informação.

Outro atrativo deste tipo de rede social é que normalmente as notícias e links enviados ficam em votação para todos participantes do site, assim eles podem escolher as melhores dicas. É importante otimizar suas ações em redes sociais para otimizar os resultados.

Redes Sociais no Brasil

No Brasil, existem diversos sites que oferecem esse tipo de serviço e, se você ampliar o horizonte, pode chegar até Portugal, mas depende do conteúdo que você oferece. Mas qual a melhor rede social de conteúdo no Brasil? Vamos fazer uma análise utilizando a ferramenta Trends para websites do Google, que apresenta uma estimativa de uso e visitas do website.

Primeiro, escolhi algumas redes sociais: Rec6, diHiTT, Linkk, Linkou e Overmundo. Vamos aos gráficos:

Existe um detalhe importante aí: embora eu tenha tentado trends para o subdomínio rec6.via6.com, o Google retornou trends para o domínio via6.com. Isso esconde dados mais precisos sobre o Rec6, mas nos dá uma boa idéia do que pode ser. Logo depois, vemos o diHiTT em um forte ascendente durante este ano. Empatados tecnicamente, o Overmundo e o Linkk. O Linkou não apareceu. Para aparecer no gráfico do Trends, é necessário atingir uma quantidade mínima de visitas.

Como o Linkou nao apareceu, substitui pelo Blogblogs, e uma surpresa:

É surpreendente como o BlogBlogs teve uma brusca queda no final deste ano, o que ressalta a importância da interatividade neste ramo da Internet: votar, comentar, criar comunidades, amigos, etc.

Seguindo a pesquisa, substitui o Overmundo pelo LinkTo.com.br, vamos ver:

O LinkTo teve uma explosão no seu uso e, também, subitamente uma queda forte. Recentemente a equipe do LinkTo reformulou todo o visual do site e manteve praticamente o mesmo sistema de votos e envio de notícias de antes. Hoje, está no mesmo patamar do Via6.

A Melhor Rede Social de Conteúdo

E então, qual a melhor rede social de conteúdo no Brasil? Se você respondeu LinkTo e Rec6, você pode estar enganado! Se você agora me acha louco, você pode estar enganado também! Ou então, o melhor para você seria ir logo de uma vez publicar seu conteúdo no Digg.com:

E se você está pensando agora “mas eu não publico em inglês, muito menos para o público americano, não tenho nada para fazer no digg!”, então você está começando a pensar da maneira correta. Não se trata exclusivamente de quanto uma rede social é visitada, mas, sim, quanto retorno ela pode te oferecer.

Se, por acaso, o seu público for de adolescentes e pré-adolescentes, talvez o Orkut seja o melhor canal de divulgaçâo. A questão mesmo é descobrir onde o seu público está; qual rede social o seu público escolheu para usar; bem como descobrir o perfil dos usuários de cada rede social, assim você vai saber qual a melhor rede social para o seu conteúdo. Por exemplo, se você publica sobre moda, de nada vai adiantar ir para uma rede social de Geeks de 10 mil visitas por dia, em vez de uma rede social de moda de 500 visitas por dia.

O fato é que as redes sociais são fundamentais para a divulgação do seu conteúdo. Você conhece mais alguma rede social que nao citei no post? Deixe sua dica nos comentários e participe também do nosso sistema de votos, é só um clique! Até a próxima!