Você é usuário ou conhece plataformas como o Mercado Livre, a OLX e o Enjoei? Então, saiba que o Facebook agora também tem sua plataforma para comércio de produtos usados. E neste vídeo o nosso CEO, Fábio Ricotta, conta mais sobre esse lançamento da rede social do Mark Zuckerberg. Dê o play para conhecer o Facebook Marketplace!

O Que é o Facebook Marketplace?

A plataforma para comércio de produtos entre os usuários da maior rede social do mundo foi lançada em Outubro e possibilita a publicação de mercadorias, a busca por produtos e a realização da transação de compra e venda por meio do aplicativo do Facebook para celulares Android e iPhone.

Totalmente integrado ao Messenger, por onde são realizados os contatos entre vendedor e comprador, o Facebook Marketplace funciona de forma similar aos outros marketplaces que conhecemos, como o Mercado Livre e a OLX. E a princípio só está liberado para usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Qual o Diferencial do Marketplace do Facebook?

Como foi dito no tópico acima, o Facebook Marketplace tem um funcionamento bastante similar ao de outros marketplaces, mas tem um diferencial: o foco no comércio local.

A nova plataforma do Facebook privilegia em seus resultados de busca, pessoas que estejam perto. Ou seja, se você mora na zona sul de São Paulo e está em busca de um fone de ouvido, o aplicativo usará a tecnologia de geolocalização para mostrar no seu resultado de busca pessoas que vendam esse produto e estejam próximas à sua região. Com esse diferencial, o Facebook privilegia os negócios locais, facilitando as transações entre seus usuários.

A Plataforma Será Aberta para Empresas e Anúncios?

Uma das perguntas feitas ao pessoal do Facebook durante o lançamento do seu novo produto foi se há a possibilidade de empresas fazerem negócios através da plataforma. E a resposta foi que, por enquanto, o foco está concentrado em aperfeiçoar o Facebook Marketplace, para que eles tenham um bom produto.

O pessoal do Facebook completou dizendo que, se no futuro, eles virem que é viável abrir a plataforma para empresas anunciarem, isso será feito. Olhando o mercado, pode-se adiantar que isso realmente deve vir a acontecer. Especialmente no Brasil, onde os empreendimentos locais têm importante papel na economia, uma ferramenta como a apresentada pelo Facebook seria muito bem-vinda!

O que você achou do lançamento do Facebook Marketplace? Já tinha ouvido falar na plataforma? Conte nos comentários. E se quiser ter acesso a conteúdos exclusivos, assine nossa newsletter e receba semanalmente nossos e-mails com dicas sobre SEO, Inbound Marketing, Marketing Digital e muito mais!