Você sabe como o Facebook avalia as curtidas de uma publicação? Nosso CEO, Fábio Ricotta, explicou nesse vídeo como o engajamento das pessoas influencia na viralização da sua postagem. Dê o play e confira!

Algoritmo do Facebook

O algoritmo do Facebook funciona da seguinte maneira: quando algo é publicado, um conjunto de pessoas começa a interagir com aquela publicação e o público próximo a elas começa a receber a postagem no feed e também passa a compartilhar, comentar e curtir aquilo, como em um efeito bola de neve. Então, como o engajamento está alto, o número de pessoas que receberão a postagem na timeline será grande.

Depois disso, grande parte das pessoas que estão conectadas pela rede social já vai ter conhecido aquele assunto. Então, aos poucos, o número de usuários que vai interagir com a publicação diminui. Isto é, o crescimento do engajamento daquele post será menor com o passar do tempo. O Facebook nota isso e ocorre um decaimento, ou seja, como a postagem ficou menos atraente, menos pessoas a receberão no feed.

Por isso, assim que você publica algo, muitas pessoas interagem e, com o passar do tempo, isso diminui. É por esse motivo que muitas empresas pagam, depois de alguns dias, para o Facebook promover aquela publicação. Assim, ela volta a ser influente na rede social.

Outra forma do seu post voltar a ser viralizado é se uma pessoa de grande influência na rede social compartilhar. O nosso CEO, Fábio Ricotta, deu como exemplo fazer um post sobre futebol e ele ser compartilhado pelo Galvão Bueno. Como na rede do narrador há muitas pessoas que se interessam pelo assunto, a chance delas interagirem com o post e consequentemente ele voltar a viralizar é muito grande.

Vale lembrar que uma postagem só aparece na sua timeline se o Facebook entender que ela é relevante para você ou para sua rede de amigos. Então, não fique desesperado se a sua publicação parar de crescer com o tempo. Isso é normal. Claro que existem outras variáveis que influenciam para uma publicação aparecer no feed de alguém, mas esta é a variável mais básica do algoritmo do Facebook.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!