MestreCast: O Conteúdo e SEO
MestreCast

O Conteúdo e o SEO

Por Ique Muniz

Neste MestreCast abordamos a área de conteúdo para websites. Cobrimos a situação da criação deste conteúdo, dos profissionais e agências envolvidos. Por fim, repassamos com o nosso convidado um checklist de como produzir conteúdo de qualidade. Aproveite e escute já!

Ique Muniz

Conteúdo e SEO

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Vamos para mais um MestreCast, com outro tema e outro convidado especial. Mantendo uma sequência bacana de novos participantes, convidamos desta vez um cara muito bacana, que vem fazendo a diferença quando falamos do tema deste programa.

Rafael Rez Oliveira atua na nossa área em Campinas e, recentemente, vem focando suas atenções diretamente no Conteúdo. Parte importantíssima do projeto de SEO, ele abordou técnicas bacanas e compartilhou informações dadas no UaiSEO, evento em que foi palestrante.

Neste MestreCast, passamos pela situação dos profissionais de redação, agências e empresas que contratam pessoas focadas em conteúdo. Também conversamos sobre sites de notícias e o comportamento de jornalistas e editores.

Não esquecemos também, claro, do Panda e do conteúdo misturado com o SEO, onde Rafael passou dicas, processos, estratégias e, principalmente, um checklist muito legal para se trabalhar com a área.

Links Comentados

Palestra Rafael – UaiSEO

Músicas desta Edição

Christoph Burghardt – Orchestral Beats 1 (album)
Christoph Burghardt – Orchestral Beats 2 (album)
Mr. Mamadou – instruMENTALZ (album)

MestreCast #41
[display_podcast]

LEIA MAIS

Táticas e Dicas para Adsense

Táticas e Dicas para Adsense

O MestreCast vai abordar táticas avançadas e técnicas para você que trabalha com o Adsense. Depois de um programa de entrada onde falamos “por cima” sobre o tema, decidimos unir os amigos e convidados Mauricio Zane e Coca Gelada para formar a bancada ao lado de Ique e Fábio no programa 45. A dupla trouxe dicas quentes sobre o assunto, além de comentar algumas técnicas passadas no último TcheSEO, onde Zane foi o palestrante. Abordamos também até sobre o Black Hat na área, onde o Fabio Ricotta surpreendeu ao apontar alguns “conselhos” para a audiência.

Plágio na Internet: Casos e Como Combater

Plágio na Internet: Casos e Como Combater

O MestreCast atinge vinte edições e comemora com um convidado especial. Trouxemos Juliano Barbosa, diretor da Agência AO5, nosso amigo e parceiro. Com ele, abordamos um tema corriqueiro, que infelizmente ronda o trabalho da agência: o Plágio. Tendo seus layouts copiados com frequência, Juliano representou a empresa e se juntou a Fábio Ricotta e eu para um debate sobre o assunto de plágio. Entenda como ocorre, conheça alguns casos e saiba como combater legalmente a situação.

Google Penguin Update

Google Penguin Update

Estamos de volta com o MestreCast 60. Ok, vocês podem estar bravos com a gente por conta dessa ausência longa. Quase um mês parado não é mesmo digno de aplausos, mas nós tivemos dias corridos, agendas, eventos e aí tudo se complicou. Mas para compensar tudo isso, voltamos com um tema bem quente: o Google Penguin Update. E aí? Como você viu essa nova atualização do algorítimo? Foi afetado? Não sabe ainda como funciona? Para isso fizemos um MestreCast com o Fábio Ricotta, Ique Muniz e Frank Marcel, além de um convidado especial e inédito: Cassiano Travareli faz sua estréia em nossa bancada virtual. Confira!

Comentários
  1. Avatar

    Mais um ótimo podcast, com conteúdo relevante de qualidade e ótimas dicas para os iniciantes.

  2. Avatar

    Valeu Ique e Ricotta pelo convite, foi um enorme prazer participar do MestreCast!

    Abraços,

    Rafael Rez Oliveira
    @rafaelroliveira

  3. Avatar

    Muito bom mais um pod nota 10 ricota, galera que participa está de parabéns, continuem produzindo este conteúdo de qualidade para nós da área, compartilhar informações assim é oque foram os grandes profissionais em nossa área.

  4. Avatar

    Como sempre, um ótimo podcast! Que na minha opinião vai render ainda muitos podcasts!

    Sou Jornalista (formado na academia e forjado no mercado) e toda vez que topei com a questão “otimização de conteúdo para web” acabei batendo de frente com editores, gestores e demais “dinossauros” da comunicação.

    Comecei minha carreira no ambiente web e já estou partindo para o terceiro ano de webwritting. E infelizmente sou obrigado a concordar o Rafael. O mercado de produção/gestão de conteúdo (pelo menos aqui no Rio de Janeiro) é fraco, arrogante e ainda está no período jurássico.

    O que não entra na cabeça dos profissionais jurássicos de conteúdo é que o Google é uma empresa, que quer ganhar dinheiro, e para isso tem de oferecer SEMPRE o melhor serviço possível e impossível para o usuário. Ninguém acessa o google porque ele é bonitinho, mas sim pelo fato dele te dar soluções em poucos segundos!

    O conteúdo é rei? Não. O usuário é rei! O conteúdo é a rainha, que vai seduzir e atrair o usuário que na verdade é o rei. É a rainha que vai convencer o rei a se engajar, participar, falar, sugerir…

    Sinceramente, espero que o Panda venha ARREGAÇANDO! Só assim os gestores e dinossauros da comunicação vão parar e pensar na verdadeira função e importância do profissional de conteúdo.

    Fechando o meu comentário desabafo heheeh, fica a minha sugestão para uma próxima pauta. Conteúdo colaborativo e o engajamento do usuário no contexto do SEO. Tem tudo aí dentro, linkbuilding/produção de conteúdo original/foco no longtail. Inúmeros desdobramentos dentro do assunto :).

    • Avatar

      Mandou bem, Igor!

      Obrigado pelos comentários e certamente você deu bons ganchos para um outro cast de conteúdo =) Quem sabe você não vem participar com a gente também?

  5. Avatar

    Muito bom o cast, o bacana e ter mais essa noção de jornalismo e ate trazer ideas para as agencias, isso que realmente bacana 🙂

  6. Avatar

    Muito bom!!! Parabéns à equipe Agência Mestre e ao Rafael, que aliás poderia participar em outras edições do mestrecast.

  7. Avatar

    Galera, bom dia!

    Seria legal fazer um mestrecast sobre seo para micro empresas?

    O que oferecer para elas?

    Preços a oferecer para elas.

    Que resultados prometer?

    É melhor fazer um seo baseado na Região de localização?

    Abraço,

    Romeu

  8. Avatar

    Muito mais muito bom mesmo!
    Este Mestrecast me lembra do Mês passado… vamos lá uma historinha baseada em fatos reais:

    Pratico SEO em um blog, só que este blog estava com um bounce rate de 86% (30 dias / Trafego Orgânico)…

    Então mudamos o layout do site, abaixou para 85%( ¬¬ ), então dando uma olhadinha no ferramentas para webmasters vi que estava caindo que nem um tijolo nas buscas…

    Bom encontrar o erro é o primeiro passo rsrsrs, sentei com o redator do blog e combinamos que para cada assunto postado no blog iríamos cadastrá-lo em uma tabelinha no Excel com os seguintes itens:

    – Title do post
    – Data de postagem (o post seria verificado a cada três dias)
    – Bounce Rate
    – Exit Rate

    E outras métricas que iríamos medir…

    Ótimo percebemos que o conteúdo estava muuuuuuito ruim, então decidimos melhorara-lo utilizando algumas dicas que tinha visto no http://www.searchengineland.com e algumas que vi há algum tempo aqui na meste seo e decidi utilizar durante cada semana separadamente.

    (Primeira semana) – Criamos subtítulos para cada assunto: isto melhorou bastante a leitura, pois esta agora estava dividia por tópicos (lembrando que cada titulo de tópico estava em um h3)

    (Segunda semana) – Alocamos vídeos e ou mais imagens: O bounce rate dos posts com vídeos e mais imagens era 70% menor do que os outros posts

    (Terceira semana) – Começamos a criar comentários fakes com perguntas e respostas (sério eu sei que é triste fazer isto, porem incentivou as pessoas a realizarem mais perguntas, mostrando que o blog tinha a intenção de responder seus usuários).

    (Quarta semana) – Mudamos totalmente o estilo de postagem, começamos a utilizar listas, itens chave em negrito, Criamos imagens explicativas (Alias na gringa só se fala em infográficos estou realizando alguns testes com eles em outro blog e postos os resultado por aqui).

    Com estas modificações :

    – O bounce rate diminuiu
    – O Time On Page Aumentou
    – As pessoas começaram a “sharear” nas redes sociais
    – As visitas e a posição aumentaram

    Conclusão da experiência:

    Galera conteúdo é rei, usuário é imperador… e agente é servo, tem que servir com sua informação de qualidade e prestar muita atenção no conteúdo que esta mostrando.

    Alias um caso de sucesso de conteúdo “vigiado” é o perfil do Rafinha Bastos no twitter, vocês já perceberam que tudo que ele posta e não gera um buzz é deletado?

    E quem entra na Page dele só vê os melhores posts e passa a seguir ele… e que ele ficou como um dos perfis mais influentes do twitter….

    Obrigado pelo Mestrecast galera

  9. Avatar

    Parabéns por mais esse Mestrecast!

    Muito legal o assunto. Muita gente vem falar comigo sobre técnicas para SEO, subir nos resultados orgânicas e tudo mais e eu sempre bati nessa tecla de que o conteúdo é rei.

    Btw…Mestrecast é meu companheiro de quinta feira após o trabalho no metrô.

    Abraço

  10. Avatar

    Ótimo podcast!
    Quando falaram de portal que corre atras, é o que ocorre muito!
    Estou sentindo na pele. Apresentei a necessidade de SEO e agora fiquei responsável por recuperar terreno na web. Parabéns a todos!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?