Google Analytics: Por Onde Começar?

Por Ique Muniz


Analytics - Gráficos

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Vem aí mais uma edição do MestreCast, nosso programa semanal de debates e informações para você que acompanha tudo sobre a nossa área. Retornando ao formato tradicional, vamos para a edição 31 com um tema ainda pouco explorado pelo nosso time de apresentadores e convidados.

Já falamos algumas vezes sobre o Google Analytics, a poderosa ferramenta de mensuração de resultados. Mas faltava um programa só pra ele. Portanto, o MestreCast 31 traz os primeiros passos para você que ainda não tem intimidade ou explora muito pouco o GA, seja para verificar dados de seu site ou para trabalhar com clientes.

Para completar a bancada deste cast, convidamos mais uma vez o bom baiano Domicio Neto, que já escreveu alguns artigos para a Agência Mestre sobre o assunto. Também trouxemos a segunda participação feminina neste programa: Fabiane M. Lima, a popular Fabi, se junta para dar o ar inédito de sua graça, trazendo também conhecimento de um longo período estudando e escrevendo sobre Analytics.

Neste MestreCast, aprenda um pouco mais sobre metas, descubra como começar e onde verificar os dados mais importantes, veja alguns erros comuns dos usuários em geral e saiba como evitá-los. De quebra, aprenda um pouco mais sobre o “dialeto” baiano.

A trilha sonora da edição 31 é especial, comemorando o Dia Mundial do Rock, neste dia 13 de julho.

Links Comentados

Post Agência Mestre – Usando Dados do GA na Produção de Conteúdo
Post Agência Mestre – Tracking de Subdomínios
Categoria de Artigos – Google Analytics
URL Builder
Analytics + Webmaster Tools

Músicas desta Edição

Persson – Land of Darkness (intro)
Persson – Long Cold Nights
Persson – Walk with Barbara
JT Bruce – Admiralty
JT Bruce – Midnight Quandary
TenPenny Joke – She
TenPenny Joke – Sirens
TenPenny Joke – Sense
TenPenny Joke – Across the Ocean
Lohstana – 32 Mioches
Lohstana – American Flag
Lohstana – Miniblues
Marcos Alves – Trust
Marcos Alves – Star Light
Lohstana – Acoustibles
Lohstana – Combien
ULI – Pickguard (end)

MestreCast #31
[display_podcast]

LEIA MAIS
Táticas e Dicas para Adsense

Táticas e Dicas para Adsense

O MestreCast vai abordar táticas avançadas e técnicas para você que trabalha com o Adsense. Depois de um programa de entrada onde falamos “por cima” sobre o tema, decidimos unir os amigos e convidados Mauricio Zane e Coca Gelada para formar a bancada ao lado de Ique e Fábio no programa 45. A dupla trouxe dicas quentes sobre o assunto, além de comentar algumas técnicas passadas no último TcheSEO, onde Zane foi o palestrante. Abordamos também até sobre o Black Hat na área, onde o Fabio Ricotta surpreendeu ao apontar alguns “conselhos” para a audiência.

Google Penguin Update

Google Penguin Update

Estamos de volta com o MestreCast 60. Ok, vocês podem estar bravos com a gente por conta dessa ausência longa. Quase um mês parado não é mesmo digno de aplausos, mas nós tivemos dias corridos, agendas, eventos e aí tudo se complicou. Mas para compensar tudo isso, voltamos com um tema bem quente: o Google Penguin Update. E aí? Como você viu essa nova atualização do algorítimo? Foi afetado? Não sabe ainda como funciona? Para isso fizemos um MestreCast com o Fábio Ricotta, Ique Muniz e Frank Marcel, além de um convidado especial e inédito: Cassiano Travareli faz sua estréia em nossa bancada virtual. Confira!

Plágio na Internet: Casos e Como Combater

Plágio na Internet: Casos e Como Combater

O MestreCast atinge vinte edições e comemora com um convidado especial. Trouxemos Juliano Barbosa, diretor da Agência AO5, nosso amigo e parceiro. Com ele, abordamos um tema corriqueiro, que infelizmente ronda o trabalho da agência: o Plágio. Tendo seus layouts copiados com frequência, Juliano representou a empresa e se juntou a Fábio Ricotta e eu para um debate sobre o assunto de plágio. Entenda como ocorre, conheça alguns casos e saiba como combater legalmente a situação.

Comentários
  1. Esse eu não perco, vou começar ouvir agora já.

  2. Eu acho interessante ver os horários de mais trafego no blog para postar algo, vendo que em um horário de mais trafego é mais chances de alguém ver, e compartilhar etc… é mais chance de ganhar novos visitantes.

  3. Eu acho legal usar o bit.ly para ver como anda meus links.,
    retweets, tweets, outras links encurtados onde ele está etc… é legal, é bom

  4. Parabéns por mais este interessante Mestre Cast!

    Super dicas de Analytics que vão fazer o pessoal ficar bem atualizado sobre as novidades.

    Dei muita risada com o show de dialetos baianos do Domicio,
    cara seja bem vindo a Sampa e muito sucesso pra você na Agência Mestre.

    Grande a Fabi, Ique, Fabio e Toda Comunidade SEO.

    • Olá, Claudio.

      Obrigado pelas boas vindas! A partir do meio de agosto, já estou em Sampa definitivamente. 🙂

      Abraços!

  5. Ótimo cast! Pô, eu colocava o código do analytcis antes de fechar o elemento body. Valeu pela dica.

  6. Adorei , eu comecei agora como SEO e as dicas valeram muito e aao Domicio é baiano como eu aeh ! Parabéns a todos ouvi com meu relatório do analytics nas mãos !

  7. Olá, pessoal!

    Tenho uma dúvida: como eu faço para criar uma meta de conversão na página de resposta de um formulário no WordPress, uma vez que uso o plugin WP Form 7 e o mesmo não contém uma página de resposta separada? como o GA pode converter uma meta nesse caso?

    Abraço a todos!

    • Olá, Rodrigo.

      Eu testei aqui agora para poder lhe responder e aparentemente funcionou (não posso lhe da certeza, pois, não deu tempo de verificar no relatório do Google Analytics).

      Se você for na parte do plugin onde você edita o formulário, tem o botão para submeter e nele você verá: < p>[submit]< /p>.

      Eu alterei isso e coloquei um link chamando o onclick da seguinte forma:
      < p>< a onclick="_gaq.push(['_trackPageview', '/contato/enviado-sucesso/'])" rel="nofollow">[submit “Enviar”]< /a>< /p>
      (infelizmente tive que separar as tags para que você pudesse visualizar, fique atento caso você copie e cole)

      Assim ele funciona, porém, você terá um problema que mesmo que a pessoa tente enviar o e-mail e retorne com erro, será contado como uma visualização de página, ou seja, você não terá dados muito precisos.

      Se você souber programar, você poderá colocar um id no botão, por exemplo, [submit id:contato-sucesso] e via programação verificar se o e-mail foi enviado ou não com sucesso. Se for enviado, você chama o trackpageview /contato/enviado-sucesso/, caso retorne um erro, você chama, por exemplo /contato/erro/.

      Espero que tenha lhe ajudado.
      Abraços,
      Domicio Neto

      • Domicio…

        Agradeço a resposta e pelo seu tempo em tentar resolver a questão. Isso com certeja me ajuda bastante.

        Muito obrigado e abraço!

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?