Olá Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? O Mestre TV de hoje é especial! O nosso CEO, Fábio Ricotta, teve o prazer de fazer uma entrevista com Wil Reynolds, uma das referências mundiais em SEO!

Quer ver como foi? É só dar o play!

Por que devemos pensar mais como pessoas e não como profissionais de marketing?

Wil Reynolds: É básico! É preciso lembrar as pessoas o quão frustrante é quando não recebemos as respostas corretas ao pesquisar no Google, ou quando somos impactados por aquele tipo de marketing agressivo, que fica nos enviando vários e-mails quando não queremos.

Como profissionais de marketing, muitos de nós fazemos isso com nossos clientes. Porém, por trás de cada pesquisa feita existem pessoas, e essas pessoas estão atrás de soluções que possam resolver os seus problemas o mais rápido possível. E quando colocamos pop-ups na frente delas, mesmo que de maneira sutil, estamos dificultando a busca dos usuários que precisam de ajuda.

Eu prefiro aumentar na minha marca mais do que o meu tráfego. Por isso, acredito que se eu oferecer algo, sem empurrar algum tipo de propaganda, para ajudar as pessoas, elas vão sentir mais afinidade pela minha marca. Isso é muito melhor do que eu fazer marketing.

Até 4 meses atrás, a SEER não tinha uma equipe de marketing. Mas, nós crescemos tanto sem fazer “marketing”, porque as pessoas começaram a gostar do nosso trabalho e da nossa marca.

O que você acha dos pop-ups?

Wil Reynolds: Quando eu pesquiso algo no Google, eu quero a resposta. Quando empurramos um pop-up, apenas dificultamos a pesquisa do usuário.

É diferente, por exemplo, quando você oferece um conteúdo como um vídeo, faz o usuário se interessar por ele, e pede para ele fornecer os dados dele para poder continuar assistindo. Ele vai preencher todas as informações, simplesmente porque aquilo é relevante para ele.

Eu não quero aumentar a minha lista de e-mails. Eu quero aumentar o número de pessoas que se lembram de mim e que me vejam como uma referência no que eu faço.

As pessoas não se esquecem daqueles que os ajudaram em um momento de necessidade. E como profissional de marketing, é muito satisfatório saber que eu posso ajudar pessoas mesmo quando estou dormindo, por meio de vídeos ou qualquer material publicado na internet.

Wil, qual é o seu conselho para as profissionais que estão começando agora?

Se você está começando agora, aprenda o básico o mais rápido possível. Assista a videos e fique muito bom no básico. Depois, comece a estudar pessoas. Porque o Google está caminhando cada vez mais rápido para fazer com os robôs se comportem como nós.

Se você se preocupar em estudar como as pesquisas funcionam e não como as pessoas pensam, você vai começar a perder valor.

 

Gostou? Aproveite para seguir o Wil Reynolds no Twitter e veja seus vídeos no canal do Youtube!