Existem pessoas que acham que o mercado de apps para celular está saturado. No entanto, o fato é que existe muita oportunidade ainda. Mas, para obter os melhores resultados, é preciso aplicar as estratégias corretas. Dê o play no vídeo abaixo e saiba como potencializar seus resultados com aplicativos para celular:

Propósito Muito Claro

A grande maioria dos aplicativos, são criados sem um propósito bem definido. Ou seja, eles não resolvem um problema e não ajudam o usuário em nada. Por isso, antes de criar o primeiro app para o seu negócio, defina quais serão os benefícios e porque sua audiência precisa dele.

Um exemplo bem bacana, de um app que veio para ajudar as pessoas, é o app do Queima de 48 Horas, do Vinícius Possebon, que é amigo do nosso CEO, Fábio Ricotta. O Vinícius tem um curso online que ajuda as pessoas a perderem peso e, como hoje ninguém desgruda do celular (existe uma métrica que diz que estamos sempre a um braço de distância do dispositivo), eles resolveram criar um aplicativo para que as pessoas pudessem malhar em qualquer lugar.

No caso citado acima, os alunos do curso começaram a baixar o aplicativo para assistirem às aulas, sem a necessidade do computador. Isso já deu um propósito para o app. Mas, além disso, o aplicativo também indica quantas pessoas estão malhando no mesmo momento, o que gera o espírito de comunidade. Outro ponto que agregou valor ao app.

Olhe para a sua audiência e veja como você pode gerar valor a ela, criando um app que realmente gere um benefício. Nós, poderíamos, por exemplo, criar um app com dicas exclusivas de SEO e Marketing Digital, para que as pessoas ouvissem offline, enquanto estivessem no ônibus, carro, academia, etc. Seria um diferencial. E você? O que poderia incluir em um app?

Divulgação

Existem outras formas de você divulgar seu aplicativo, além de apenas deixá-lo na app store. Você pode fazer a divulgação nos resultados de pesquisa do Google, através do Google AdWords. Também pode utilizar o Facebook Ads para anunciar seu aplicativo.

Nossa dica é para que você divulgue o app principalmente para as pessoas que já conhecem o seu trabalho. Nessa linha, você pode fazer remarketing, divulgando o aplicativo para quem acessa seu site. Também pode divulgar para as pessoas que fazem parte da sua base de e-mails, mostrando a eles as principais funcionalidades do aplicativo.

Retenção

Tão importante quanto criar e divulgar um app, é manter as pessoas utilizando ele. Para isso, é importante você medir os acessos e ver o que de fato elas gostariam de ter no aplicativo. Faça melhoria contínua e entregue cada vez mais valor para sua audiência. Para medir os acessos, o próprio Google Analytics oferece a possibilidade de você monitorar seu app, observando aquilo que é mais utilizado.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!