Quer saber como não errar no gerenciamento de anúncios dos seus projetos? No novo vídeo da Agência Mestre, Fábio Ricotta, vai falar sobre o tema e fornecer dicas valiosas. Dê o play e confira!

Dicas de como não errar com gerenciamento de anúncios

Quem trabalha com o monitoramento de projetos de anúncios, em algum momento vai ter contato com algum tipo de dificuldade para conseguir realizar a organização e acompanhamento das campanhas. Segundo Fábio, a maioria dos erros ocorrem em decorrência da falta de processos eficientes de planejamento.

Para Ricotta, algumas falhas são as campeãs de discussões e podem causar problemas, impactando no relacionamento com o cliente, como:

Erros de grafia

É comum ocorrerem erros gramaticais e de concordância em textos para campanhas. A dica para minimizar e não deixar mais o problema acontecer é ter o cuidado de consultar uma ferramenta de corretor para conferir se não existem desvios de grafia na redação.

No entanto, a conferência não garante que a concordância do texto estará correta. Para isso, o ideal é entregar a tarefa da escrita para quem é um profissional da área. Assim, as chances de ocorrerem erros mais graves são menores e a qualidade do conteúdo aumenta.

Oferta inválida

Já aconteceu de você ser atraído por uma oferta, mas ela ser inválida e não apresentar exatamente o que foi prometido? Pode acontecer de ser divulgado um cupom de desconto, mas ele não é válido e, nesse caso, os clientes não ficarão satisfeitos com a propaganda enganosa.

Portanto, para evitar a situação, é importante testar a oferta que está sendo oferecida. Assim, o cliente não se sentirá enganado e o anúncio não terá uma repercussão ruim, fato que acontece muito nas redes sociais.

Página de destino com baixa conversão

Um problema sério é construir uma ótima campanha de anúncio, porém o site de destino é ruim, possui baixa velocidade de carregamento e as informações disponíveis não são claras. Fábio explica que já trabalhou com um cliente que, após preparar uma página de destino objetiva, com uma boa arquitetura e velocidade, os índices conversões aumentaram consideravelmente.

Gerenciamento de verba

Mais um fator que vai te ajudar a não errar, é prestar atenção aos problemas com gerenciamento de verba. É comum que os valores destinados ao investimento em anúncios, passem do teto esperado. Fato que pode gerar discussões e insatisfações. Caso aconteça, é importante alinhar o motivo com o cliente e evitar atritos.

Interferência de clientes no gerenciamento de anúncios

Esse fator é crítico e pode causar problemas na performance das campanhas. Fábio conta um exemplo de um cliente que, por diversos motivos, pausou um anúncio e não comunicou a equipe responsável pelo acompanhamento. É possível que o contratante tenha uma visão diferente e possa agir por impulso, porém é essencial alinhar que esse tipo de interferência só seja realizada caso ocorra um alinhamento prévio. Afinal, a ação impacta diretamente nos resultados dos anúncios.

Problemas com o pagamento das campanhas

E quando a performance do anúncio é prejudicada por problemas relacionados ao pagamento? Complicado, não? Por exemplo, acabou o saldo, o boleto referente não foi pago, o cartão de crédito travou. Nesse caso, ter de reorganizar todos os anúncios pausados causa um transtorno e gera um retrabalho para equipe responsável.

No entanto, Fabio dá a dica para evitar a situação. Questione se o cartão destinado para a realização das campanhas possui o limite maior ou equivalente ao orçamento disponível. Procure saber quando a fatura do cartão vence e solicite uma opção de pagamento de reserva.

No caso do boleto, o problema é um pouco mais difícil de ser resolvido. Para minimizar o contratempo, a dica é reforçar para o cliente a data de pagamento e apontar as dificuldades geradas em decorrência do atraso e pausa das campanhas.

Gostou do vídeo? Aproveite para conferir o episódio 105 – Como acompanhar o ROI de campanhas online!