yahoo com resultados do bing

Olá Leitores da Agência Mestre,

Conforme publicamos anteriomente, Microsoft e Yahoo! anunciaram um acordo onde o Yahoo! passaria a exibir resultados do Bing, somente não informaram quando e como essa transição ocorreria. Desde então, estivemos esperando que esses resultados aparecessem.

Passado o intervalo de silêncio entre as empresas, recentemente, no dia 20 de julho (2010), foi noticiado por Kartik Ramakrishnan, Vice-Presidente de produtos e operações de search do Yahoo!, que aproximadamente 25% dos resultados do Yahoo! são produzidos pelo algoritmo do Bing – a tão esperada mudança, com a qual o Yahoo! definitivamente estaria fora dos algoritmos de classificação de resultados.

Frente a este novo quadro, resolvemos acompanhar e testar a semelhança entre as páginas de resultados produzidas por esses dois mecanismos de busca.

Teste de SERPs – Yahoo! vs. Bing

Para realizar o teste, organizamos uma lista com 2.377 keywords em inglês das mais diversas, obtidas em sites de notícias, redes sociais, revistas eletrônicas, etc. Para aumentar a precisão do teste, utilizamos servidores localizados nos EUA e realizamos as buscas com esses termos, simulando, então, que uma pessoa geograficamente localizada nos EUA, utilizando as ferramentas de buscas configuradas para língua inglesa, está fazendo as buscas com os termos em inglês.

As buscas de cada termo foram realizadas nas duas Search Engines e os resultados obtidos em cada uma foram comparados ao seu respectivo resultado na outra Search Engine, 10 resultados da primeira página do Yahoo! com os 10 resultados da primeira página do Bing.

Resultados Obtidos – Yahoo! vs. Bing

Com os resultados obtidos, investigamos 2 situações:

Inicialmente, comparamos os resultados um a um, para saber se as páginas apresentavam o mesmo resultado e se esses resultados estavam na mesma ordem. Obtivemos então o seguinte gráfico, com a porcentagem de acerto dos resultados:

Quantidade de Resultados Iguais no Bing e no Yahoo

Somando os índices de semelhança das páginas chegamos ao valor 7,7%, que é muito distante dos 25% esperados, este que foi o valor anunciado pelo Yahoo! Sabemos que a escolha das keywords influencia diretamente o resultado final da análise, porém, sabemos também que, se 25% dos resultados das buscas do Yahoo! são gerados pelo algoritmo do Bing, então, aproximadamente 594 keywords (25% de 2.377) deveriam retornar um índice de acerto de 100% dos resultados, ou seja, páginas de resultados idênticas para os dois mecanismos de busca. Porém, o que se observa é que nenhuma página apresentou essse índice, nem chegou perto dele.

Como nenhuma página no nosso teste apresentou 100% de semelhança nos resultados e na ordem dos resultados, passamos a testar simplesmente se as URLs dos resultados eram as mesmas, independente de qual estava em primeiro, segundo, etc. Assim, comparamos os resultados apresentados pelos mecanismos de busca sem levar em consideração o posicionamento dos resultados, ou seja, dos 10 resultados apresentados pelo Bing, quantos estavam presentes na mesma busca realizada no Yahoo! Obtivemos então o gráfico a seguir:

Quantidade de Resultados Iguais, independente da posição

Percebemos aqui que a maioria das páginas apresenta de 2 a 4 resultados em comum, porém, mais uma vez, nenhum delas chega próximo dos 10 resultados, ou seja, nenhum dos termos pesquisados no yahoo resultou nas mesmas 10 URLs da pesquisa equivalente no Bing, mesmo sem considerar a ordem em que essas URLs foram posicionadas.

Logo, Yahoo! e Bing Não Estão Integrados?

bing e yahoo

Obviamente, a quantidade possível de buscas e de páginas da web é imensa e 2.377 keywords é um número ínfimo quando comparado a essa imensidão de possibilidades apresentadas, mas, mesmo assim, era esperado que pelo menos parte dos resultados aqui obtidos indicasse que o algoritmo do Bing estivesse sendo utilizado pelo Yahoo!

Nem mesmo a busca indicada pelo Rustybrick no artigo no SERoundtable onde ele noticia que conseguiu resultados iguais no Bing e no Yahoo! apareceu igual no nosso teste, o qual apenas 1 resultado foi idêntico (URL e posicionamento) e, no geral, 4 resultados de busca foram iguais (independente do posicionamento).

Ficam aqui então as dúvidas, até aonde os resultados do Bing estão inseridos no Yahoo!? Parcialmente, Completamente? Em quantos Datacenters? Apenas alguns grupos de usuários estão com esta integração? Apenas buscas específicas em determinados serviços apresentariam a integração? O faté é que não conseguimos reproduzir na prática o que foi noticiado pelo Yahoo. E o principal, quando os resultados do Bing estarão realmente disponíveis na interface do Yahoo, e qual o impacto disso para os especialistas em SEO, especialmente se os resultados se alternarem: em um momento uma busca apresenta resultados do Bing, em outro, resultados do Yahoo!

Vamos continuar acompanhando e monitorando as alterações nessas SERP’s e, assim que surgirem novidades ou mudanças, traremos as informações aqui para o blog mais uma vez.

Obrigado, e até a próxima!

P.S.: Agradeço ao Frank Marcel pela ajuda!!