Você encararia o desafio de gravar 365 vídeos para o seu canal do YouTube e publicá-los diariamente ao longo de um ano, sem falhar nem um dia? Nosso CEO, Fábio Ricotta, topou esse desafio e a experiência dessa jornada, você vê no vídeo abaixo. Dê o play e confira:

Como Tudo Começou

Para quem não sabe, nosso CEO Fábio Ricotta, faz parte de um grupo de mastermind de um dos maiores nomes do marketing digital nacional, o Érico Rocha. Dentro desse grupo, Érico lançou um desafio em 2016: gostaria de saber quem se comprometeria a gravar 365 dias consecutivos de vídeos para um canal do YouTube.

Quando Fábio viu tal desafio, nem canal no YouTube ele tinha ainda. Na verdade, existia apenas o canal do MestreTV, no qual eram postados vídeos semanais apenas. A primeira coisa que Fábio pensou é se ele teria pique e disponibilidade para postar 365 vídeos, sem pausa. Ao mesmo tempo que bateu um certo receio, Fábio visualizou a oportunidade de iniciar algo novo e de criar mais um ativo para ele e para a Agência Mestre, aceitando o desafio.

Aprendizados da Jornada

Assumir um compromisso desses, não é tarefa fácil. Mas, houveram muitos aprendizados ao longo do percurso. Confira abaixo as principais coisas que Fábio aprendeu com esse desafio:

Comprometimento com a Meta

Seria muito mais fácil começar e, simplesmente, parar de gravar os vídeos. Mas, se o objetivo final era ter um vídeo novo por dia, Fábio entendeu que precisaria de um grau de comprometimento altíssimo para cumprir tal meta. Hoje, ele pode dizer que honrou seu compromisso e agradece as pessoas da equipe que fizeram parte dessa jornada. Como o desafio cumprido, a ideia agora é continuar postando vídeos, tanto em seu canal pessoal, como também no canal do MestreTV.

Ideias de Conteudo

Para postar 365 vídeos seguidos, é preciso preparar-se para que não faltem temas e assuntos a serem discutidos nos episódios. Quando falamos em ideias para vídeos, parece algo simples. De fato, listar até umas 100 ideias para gravar, não é tão difícil mesmo. O problema acontece a partir daí. Quando nosso CEO começou a listar os assuntos que falaria em seu vídeo, ele fez uma pesquisa de palavras-chave e rapidamente atingiu 100 ideias diferentes. Mas, quando começou a gravar e viu que a lista de 100 ideias já estava se esgotando, surgiu uma certa preocupação.

Para seguir em sua jornada, Fábio teve de buscar novas ideias para gravar seus vídeos, em leituras, vídeos, pedindo que a audiência da Mestre sugerisse temas, trazendo sugestões dos colaboradores, clientes e pessoas que ele encontrava no dia a dia da vida de agência.

Melhoria Contínua

Você não precisa ter os melhores equipamentos e a melhor estrutura para começar a gravar seus vídeos. A prova disso é que o canal do Fábio começou com vídeos que foram gravados diretamente pelo celular, com um microfone bem simples. Ao longo do tempo, equipamentos novos foram adquiridos e a edição dos vídeos também foi aprimorada. Portanto, saiba que feito, muitas das vezes é melhor do que perfeito. Não espere as melhores condições para iniciar seu projeto no YouTube, pois durante o processo, você evoluirá.

Produzir Mais Valor Para a Audiência

A ideia inicial era que os vídeos gravados fossem apenas para o YouTube. No entanto, nós percebemos que poderíamos aproveitar tal conteúdo em outros lugares. O primeiro passo foi customizar vinhetas para o início e final do vídeo, para que o mesmo também pudesse ser postado no Facebook. Depois disso, passamos a utilizar trechos dos vídeos em um formato mais compacto, para publicarmos na fanpage do Fábio Ricotta. Aproveitamos também para transformar os vídeos em posts para o blog da Agência Mestre e incluir alguns deles em nossos fluxos de nutrição de e-mails.

Todas essas ações nos permitiram gerar muito mais valor e conteúdo de qualidade para nossa audiência. Além dos vídeos gravados, passamos a interagir mais com nossa base de fãs, chamando-os para lives no Facebook, aumentando o engajamento com a comunidade.

Maior Visibilidade no Mercado

Os 365 vídeos consecutivos trouxeram uma maior visibilidade para o Fábio e para a Agência Mestre como um todo. Após iniciar essa série de vídeos, era comum as pesoas virem conversar com o Ricotta nos eventos de Marketing Digital que ele palestrava, ou simplesmente participa, dizendo que estavam acompanhando e gostando dos vídeos publicados no canal. Semanalmente as pessoas deixavam comentários no YouTube, no Facebook e também retornavam e-mails, agradecendo pelo conteúdo compartilhado.

Conclusões

Se você também tem algo de valor para compartilhar com sua audiência, não os prive de receber tal conhecimento. Inicie sua jornada de vídeos, pois temos certeza que você deixará um legado e certamente dará muito mais visibilidade ao seu negócio, produtos ou serviços. O vídeo é sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras de conectar-se com sua audiência, levando sua mensagem até eles. Explore essa ferramenta e crie um ativo valioso para você ou sua marca!

Sucesso!