Como você já deve ter percebido, o mercado de comunicação mudou bastante nos últimos anos. Para quem gosta de escrever e divulgar produtos, as possibilidades aumentaram por meio do marketing digital, especialmente o de conteúdo.

Por esse motivo, profissionais de diversas áreas estão se tornando redatores. Já pensou em escrever diversos tipos de conteúdos, engajar o seu público e, ainda, contribuir para que os negócios cresçam?

Descubra alguns livros que são excelentes para quem está começando nessa carreira!

6 Livros Que Todo Redator Deve Ler

1. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini

Embora não trate diretamente de redação, “As armas da persuasão” é importante para todos aqueles que desejam ingressar ou já atuam na área da comunicação.

De acordo com essa obra, as pessoas só compram ou aceitam algo quando se identificam com uma ideia.

Para que haja essa conexão, a empresa pode adotar algumas técnicas a partir dos seguintes argumentos: 

  • reciprocidade;
  • comprometimento;
  • aprovação social;
  • autoridade;
  • afeição;
  • escassez.

Muitos conceitos já são aplicados, sem que o público se dê conta. Quer um exemplo? A reciprocidade pode ser vista quando uma empresa oferece algum conteúdo ou “favor” para público. Diante disso, o cliente se sente grato e tende a retribuir a gentileza dando mais abertura para negociações.

2. Confissões de um publicitário – David Ogilvy

Aclamado como pai da propaganda, David Ogilvy foi um dos mais importantes publicitários da história. Neste livro, ele compartilha a sua experiência e trata de vários assuntos relevantes no mercado publicitário.

Em “Confissões de um publicitário”, o leitor é levado a conhecer sobre como administrar uma agência de publicidade, escrever anúncios impactantes e atingir o topo da carreira. Para quem está começando, principalmente, a obra é fundamental!

3. Marketing de conteúdo épico – Joe Pulizzi

Você deseja entrar para a área de redação, mas já sabe quais técnicas irá usar? É importante notar que os artigos e conteúdos digitais são diferentes das publicações em jornais impressos e outros tipos de veículo offline. 

No livro “Marketing de conteúdo épico”, você irá entender mais a fundo porque na internet escrever não é simplesmente escrever. É necessário pensar em uma persona (já sabe o que é isso?), conhecer os produtos que serão vendidos e medir os resultados.

4. So you think you can write? – Julia McCoy

Outra obra interessante que trata das diferenças entre um texto comum e um voltado para o marketing on-line é o “So you think you can write? (Então, você pensa que escreve?, em tradução livre)”. Disponível apenas em inglês, o livro é como um guia para iniciantes.

Quer saber como começar um conteúdo, convencer o seu público e fechar com chave de ouro? Nesta obra, você encontra e outras respostas. Como a autora trabalhou durante bastante tempo nessa área, ela mostra no livro várias das experiências que ela teve.

5. The Copywriter’s Handbook – Robert W. Bly

Entendeu como funciona um pouco do marketing digital, mas deseja se aprofundar? O “The copywriter’s handbook” é ideal para isso. 

Ao longo do livro, o leitor aprende vários conceitos essenciais, por exemplo, como criar subtítulos interessantes, quais técnicas adotar para o e-mail marketing e até como ter uma vida de freelancer bem-sucedida. 

Caso esteja em busca de  ler este e o “So you think you can write?” também, prefira considerar o de Robert como um complemento ao primeiro. Assim, você poderá aproveitar melhor o que os dois conteúdos têm a oferecer.

6. Manual da boa escrita – Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Além de conhecer o mercado de publicidade, ser uma pessoa criativa e ter estratégias para vender, para ser um bom copywriter é importante escrever bem. Afinal, as palavras são a principal ferramenta de trabalho dos redatores.

Nesse quesito, vale a pena ter sempre por perto obras que tratam de como usar bem a língua portuguesa. O “Manual da boa escrita” é um ótimo exemplo disso. A obra aborda conceitos importantes, como por exemplo, o uso da vírgula e da crase — que tanta gente ainda tem dúvida.

O livro traz ainda exercícios para que você possa por em prática o que aprendeu. Dessa forma, você terá mais segurança para transmitir em palavras as suas ideias.

Leia e continue aprendendo

Assim como outras profissões, para se destacar como um bom redator é necessário estar sempre se atualizando. Leia obras relacionadas a marketing, livros de literatura e de não-ficção.

E continue acompanhando o blog da Agência Mestre. Sempre temos novidades para você se manter atualizado!