Softwares de SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Em diversos momentos de um processo de SEO, notamos que algumas tarefas se tornam repetitivas, ou ainda que uma tarefa lhe toma muito tempo e ainda é repetitiva, seja diária, semanal ou mensalmente, mas é repetida ao longo do tempo. Nesses casos, a minha primeira idéia é: “como posso automatizar esta tarefa?”.

Em um exemplo prático, tome o caso de um profissional de SEO que deve obter os rankings das suas páginas, nos 3 principais mecanismos de busca. Simples não é? Quando pensamos em um site de até 20 páginas, com cerca de 1 hora você obtém todos os rankings, contando posição por posição. Mas imagine no caso de ter um website de 100 páginas ou 1.000 páginas. Como calcular, ou melhor, como obter todos os rankings em um tempo hábil?

Para esses casos, diversas empresas e profissionais utilizam-se de softwares que obtém essas informações ou automatizam algum processo de SEO, dando a resposta, para um conjunto grande ou pequeno de dados, em um tempo muito menor do que faríamos de forma “braçal”.

Diante desse cenário, diversas pessoas me perguntam através do meu Formspring, Twitter, Email ou pessoalmente: “qual a melhor ferramenta para tarefas de SEO?”. Eu já fui um utilizador do Web CEO há muito tempo e aprendi que nem sempre estas ferramentas fornecem resultados confiáveis para o que precisamos, e por isso, comecei a criar as minhas próprias para fazer exatamente o que eu precisava.

Mas como a dúvida não é apenas de uma pessoa, mas de várias, como pode-se notar nessa discussão do Fórum de Ajuda do Google, resolvi fazer um comparativo de prós e contras dos principais softwares listados pelas pessoas.


Web CEO

Web CEO

A Web CEO é um dos softwares de SEO mais famosos e tem uma boa taxa de utilização da comunidade. Tive a oportunidade de baixar a versão demo e consegui ver algumas features dessa ferramenta.

Pesquisa de Palavras-chave

Na área de “Find your Niche” o Web CEO é uma ferramenta e tanto. Com ela você consegue monitorar os seus rankings nos mecanismos de busca do Brasil e do mundo. O que não gostei é que ela utiliza os recursos da minha máquina e o meu IP. Isso pode ser um problema, pois dependendo da quantidade de palavras que tenho para consultar, pode fazer com que o Google bloqueie ou requisite a entrada do Captcha para conseguir obter os rankings. Em termos de Keyword Research, não gostei da parte onde o software olha as meta keywords dos concorrentes e assim usa-as como sugestão de palavras para você. Creio que isso é fora do padrão de profissionais de SEO de alta qualidade. Ainda em Keyword Research, um ponto razoável é que ele já é integrado com o Suggest e a API de Sugestão do Adwords, podendo lhe sugerir e dar estimativas de volume de tráfego.

Link Building

Em termos de “Promote your Site”, acho que aqui o Web CEO faz uso do popular “submission”. Ele dá a possibilidade de submeter em diversos “search engines” em pouco tempo, mas já sabemos que esse é o tipo de estratégia que você deve evitar. Já em questão de parcerias, o Web CEO automatiza toda a tarefa, desde encontrar parceiros, passando pelo envio de emails e chegando no monitoramento do dos links dos parceiros. Ainda que possa parecer interessante, eu sou contra este tipo de automatização. Sou a favor de identificar parceiros pelo modelo de negócio da empresa que você está trabalhando e realizar a abordagem de forma individual.

Análise de Rankings

Na parte de “Analyze your Website” a ferramenta de tracking de keywords é bem interessante. Com ela você pode ver o seu posicionamento e o dos seus concorrentes para alguma palavra cadastrada. O interessante aqui é que o programa também verifica se as suas páginas estão indexadas nos search engines que você escolher. O interessante é que descobri que nesta área você pode adicionar uma séria de proxies, pois assim você consegue uma maior variação de IPs e não será tão barrado pelo Google. Ainda nesta “aba” é possível ver o número de backlinks segundo os mecanismos de busca. Neste caso, creio que não seja tão interessante o software, pois o Google não retorna o valor exato de backlinks.

Gerenciador do Website

Na área “Maintain your Website” o Web CEO te oferece um mega sistema de FTP para gerenciar o seu website. Nesse ponto tenho que reconhecer a praticidade disso para um dono de um pequeno website. O software lhe ajuda a gerenciar os seus arquivos e já te mostra o título e meta description de cada página. Um outro ponto muito positivo é que ele já mostra caso você tenha criado algum link quebrado ou referência para uma imagem que não existe, deixando um ícone de “warning” direto na listagem de arquivos.

Estatísticas e Relatórios

Por fim, na área “Professionalize”, você pode ter uma lista bem grande de relatórios e estatísticas. O interessante aqui é o medidor de tempo investido por projeto. Acho interessante este tipo de abordagem quando se trabalha com diversos clientes ou ainda canais. Desta forma você sabe onde está investindo a maior parte do tempo.

Conclusões

Em termos de automatização, o Web CEO se mostra uma ferramenta bem interessante para se trabalhar na sua estratégia de SEO. Funcionando em um processo “Windows” de “next, next, install”, você consegue subir um projeto muito rápido. O que não gostei foi a sua forma não muito intuitiva de criar o projeto. Acho que nesta parte eles poderiam trabalhar melhor e ser algo mais amigável, construindo desde a conexão com o seu FTP, até o seu conjunto de palavras para o tracking. Outro ponto negativo que fica é a falta de tradução para a nossa língua. Por fim, um problema sério é a aquisição de links, ou melhor, uma boa estratégia para link building além da velha idéia de troca de links.

Valor: $199 USD ou $389 USD (depende do plano)

Nota: 5 de um total de 10.


SEO Power Suite

SEO Power Suite

O SEO Power Suite é praticamente dividido em 4 softwares que lhe dão uma gama de formas de automatização do seu processo de SEO. Ele se divide em Rank Tracker, Website Auditor, SEO Spy Glass, LinkAssistant

Pesquisa de Palavras-chave

Em termos de pesquisa de palavras-chave, a Rank Tracker faz um serviço muito bom. Ela utiliza dados da Word Tracker, do Google Suggest, Yahoo! Search Assist, além de fazer uma busca competitiva para identificar mais palavras-chave. Com isso você consegue identificar mais palavras para o seu website, mas ainda sim, você deve interagir com a ferramenta, selecionando quais palavras você deseja escolher.

Além de sugerir as palavras, gostei da coluna de KEI que lhe mostra um indicador das palavras-chave com maior busca e menor competição.

Verificação de Rankings

Em termos de verificar Rankings de palavras-chave, a SEO Power Suite se utiliza do módulo Rank Tracker que faz um excelente trabalho na verificação de rankings. Com a ferramenta é possível encontrar as suas posições nos principais mecanismos de busca, incluindo o Google, Yahoo e “MSN” do Brasil. Achei bem interessante a organização dos relatórios e da forma com que ele monta uma tabela de KEI, indicando quais as palavras-chave com maior busca e menor competição, para assim você se esforçar neste tipo de palavras.

Apenas como nota, senti falta de uma área para configurar proxies para não ser barrado no Google.

Nota 2, segundo as especificações do software eu posso fazer a configuração de proxies, só não encontrei em um local de fácil acesso.

Otimização de Conteúdo

Para realizar as análises On-Page o SEO Power Suite utiliza-se do módulo Website Auditor e faz um trabalho bem interessante. Ele praticamente funciona como o Xenu Link Sleuth, baixando as páginas do seu website, verificando os títulos, meta tags e códigos de cabeçalho. Além disso, ele oferece outras colunas bem interessantes, tais como a de PageRank, de Link Value, Links Internos e muitas outras. Todas essas abas lhe ajudam a estimar o quão bem está uma determinada página. Achei muito boa essa parte do Website Auditor, pois lhe dá a possibilidade de analisar se uma página recebe poucos backlinks internos e por isso não rankeia. Além disso, é fácil identificar links quebrados ou páginas não existentes.

Por fim, ele possui um sistema de relatórios ligado ao Website Auditor, que mostra os problemas da sua página e ainda é possível criar os relatórios com visual customizado.

Análise Competitiva

O software faz uma análise competitiva interessante, onde você escolhe um website (competidor) e um mecanismo de busca. Em seguida o software obtém os backlinks baseado no mecanismo de busca. Aqui um detalhe importante, se você escolher o Google, você pode receber dados imprecisos, pois o software se utiliza do comando “link:”, que mostra apenas um mini-subconjunto dos backlinks que apontam para você. Por isso, a melhor escolha é obter os backlinks providos pelo Yahoo!.

Ao obter os backlinks, o software faz um trabalho muito legal, em trazer os detalhes da página que provê o backlink, tais como título, meta tags, texto âncora, link value, outbound links, pagerank e outros. Com isso você pode estimar o valor da página e o quão importante é adquirir aquele backlink.

Uma coluna interessante que o software disponibiliza é a de contato da página do backlink, onde ele exibe um email, que provavelmente é do responsável do website, para que você entre em contato e discuta sobre a possibilidade de ganhar um link da mesma página que o seu competitor recebe. Achei bem interessante esta coluna e informação.

Link Building

Esta é uma área defeituosa da ferramenta. Não gostei da tática de se basear apenas em links de diretórios, parceiros e troca de links. Acho esse tipo de estratégia a mais fraca em termos de valor do link juice. Apesar dos filtros que a ferramenta possui, das colunas para análise do Link Value de cada link, creio que o conceito por trás está deficiente e não compensa o trabalho.

Conclusões

Em termos de automatização, o SEO Power Suite é bem interessante. É bem mais fácil de criar uma “campanha” de um website e administrar os problemas on-page, identificando problemas e criando relatórios. É algo extremamente útil quando se tem um website muito grande e necessita-se de uma automatização para identificar problemas em títulos, links quebrados ou falta de links internos. Gostei muito dessa parte da ferramenta.

O que deixa a desejar é a parte de Link Building, que é algo fundamental em um projeto de SEO. Me recuso a utilizar um processo que se baseie em backlinks de baixa qualidade ou que possam me levar a punição, logo, a minha recomendação é não utilizar o módulo de Link Building.

Valor: $99.75 USD ou $249.79 USD (depende do plano)

Nota: 6 de um total de 10.


Link Research Tools

Link research tools
A Link Research Tools é um conjunto de ferramentas web, criadas pela CEMPER.COM, com o intuito de fornecer ferramentas mais avançadas de análise em link building para os profissionais de SEO.

Link Building

Para link building esta ferramenta passa a ser muito interessante por possuir uma diversidade muito boa de relatórios. Para iniciar, a ferramenta possibilita um relatório chamado “Backlink Profiler” (BLP) a qual analisa os links que o seu concorrente possui e você não. Com isto você pode ver as suas carências e ajustá-las.

Em seguida, uma das ferramentas interessantes para quem faz link building é a ferramenta de prospecção chamada “SERP Research Tool”. Com ela você pode inserir diversas palavras-chave relevantes para o seu projeto e ele lhe mostra quais páginas externas mencionam estas palavras e se estas palavras já estão linkadas. A idéia aqui é mostrar páginas importantes para você fazer algum tipo de parceria ou acordo para adquirir um link naquela palavra.

Análise On-Page

A ferramenta possibilita um relatório muito interessante para um bom trabalho no seu website chamamado “Link Juice Recovery Tool” responsável por encontrar páginas do seu site que recebem links mas estão retornando um código 404, ou seja, lugares que você está perdendo link juice.

Análise Competitiva

Uma das coisas que eu mais gosto em SEO é analisar a concorrência e na ferramenta conseguimos obter um relatório chamado “Competitive Landscape Analyzer”, a qual fornece uma análise dos principais pontos dos seus concorrentes em uma determinada SERP. Nela obtemos os dados e gráficos, facilitando a inserção em apresentações internas ou externas. É também uma das poucas ferramentas a analisar dados do Twitter e Facebook.

Conclusões

Apesar de ser um usuário expert em ferramentas e softwares para SEO, eu tive uma boa dificuldade em entender os reports gerados pelas ferramentas. Ainda sim, gostei muito da integração que ela possui com a API do SEOmoz e da MajesticSEO, fornecendo métricas muito boas para os reports gerados.

Em termos de ferramentas de link building, considerei muito boa em relação a velocidade de processamento do report e também na riqueza dos dados apresentados. Acho que o valor é bem razoável para o que a ferramenta se propõe a oferecer.

Meu voto de qualidade não é maior pela pouca usabilidade da ferramenta e a pouca integração entre os relatórios. Acho que eles devem aperfeiçoar mais ao longo do tempo.

Valor: €20, €149 ou €199 (depende do plano)

Nota: 7 de um total de 10.


Próximas avaliações?

Gostaria de sugerir algum software para que eu possa analisar? Envie nos comentários abaixo pois estarei de olho no artigo para tentar atualizá-lo ao menos uma vez por semana com novas informações.