Anchor Text

Olá leitores da Agência Mestre,

Hoje, através do Twitter, o Richard Baxter do SEOgadget divulgou uma nova tool que ele criou, a SEOgadget Anchor Text Tool. Mas antes de entender como funciona e para que serve a ferramenta, vamos ao conceito básico sobre links: o texto âncora.

O Texto Âncora

Em um artigo de 2008 eu expliquei detalhadamente o que é o texto âncora, mas vamos recordar alguns pontos interessantes. Quando criamos um link de uma página A para uma página B, não criamos apenas um voto como na idéia original do PageRank, mas sim como um voto com uma descrição sobre o que a página trata, qual assunto aborda, o que o usuário vai encontrar depois de um clique.

Desta forma, podemos dividir o link em duas partes: a URL linkada e o texto descritivo.

O texto descritivo, parte de link visível ao usuário, é chamado também de texto âncora e esta descrição. Com base neste texto descritivo, os mecanismos de busca conseguem entender sobre o que a página alvo se trata, fazendo com que ela posicione-se bem para aquele termo.

Pois bem, diante desta breve descrição, vamos entender o que é a ferramenta Anchor Text Tool.

A Ferramenta Anchor Text Tool

A ferramenta criada pelo Richard Baxter lhe dá a informação sobre os 10 textos âncoras mais relevantes de uma determinada URL.

anchor text tool

De posse da URL enviada, a ferramenta faz consulta ao índice da Linkscape do SEOmoz, retornando a lista dos 10 textos âncoras mais relevantes, juntamente com as métricas que a API do SEOmoz possibilita, tais como quantidade de Root Domains que linkam para a URL, mozRank da URL, quantidade de links internos para a URL e outras.

Em seu artigo de anúncio, o Richard Baxter, exibe alguns gráficos que são bem interessantes para se criar, pois a ferramenta possibilita exportar em CSV, desta forma você pode trabalhar os dados da forma que quiser.

Vale a pena testar a ferramenta, pois ela é gratuita.

Um abraço e até a próxima

Créditos da Imagem: Kasaa