Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? Antes de dar continuidade na leitura deste artigo responda a seguinte pergunta: você já recebeu um não depois de realizar uma oferta? A maioria sim, não é? Nós aqui da Agência Mestre também! Em todos os nossos anos de experiência recebemos vários nãos, e isso não é errado, mas estar conformado com situação sim. Por isso, aprenda mais sobre a pesquisa pós-oferta para implementar melhorias em suas futuras ofertas e, quem sabe, vencer a barreira das objeções.

Pesquisa Pós-oferta Para Serviços

Neste artigo nós destrinchamos a pesquisa pós-oferta na área de produtos e serviços. Naturalmente, aqui na Mestre, temos mais experiência com serviços, pois oferecemos consultorias e trabalhos completos nas áreas de SEO, Inbound Marketing, dentre outras. Por isso, sabemos que o processo de oferta e contratação de um serviço é complexo e pode ser barrado por conta de várias objeções, contudo, devemos sempre buscar as oportunidades de perguntar o real motivo da objeção.

Logo, quando alguém barrar sua proposta, peça detalhes. Entenda o que aconteceu e crie um relacionamento com o lead. Segundo o Fábio, nosso CEO, “as pessoas que responderem você e forem sinceras ao dizer o motivo da negação da sua oferta serão as mais valiosas para o seu negócio”. Muitas vezes elas não vão te responder nada, mas em algumas ocasiões é possível implementar a pesquisa pós-oferta para entender o que realmente aconteceu.

Por exemplo, um lead pode argumentar que “o preço não cabia em seu no orçamento e por isso fechou com a concorrência”. Nesses casos, compare os escopos de serviços e veja qual oferta era realmente melhor para o momento do cliente. O segredo é encontrar indicadores para você melhorar a sua oferta no futuro!

Quer um exemplo mais tangível? Ao instalar o ar condicionado em um ambiente, você pode encontrar empresas preocupadas com a climatização do ambiente, ideal posicionamento, corrente elétrica, ambientação do eletrodoméstico, dentre outras coisas. E também pode encontrar profissionais liberais, que cobrarão muito mais barato para simplesmente posicionar o equipamento na parede e ligá-lo, sem nenhum cuidado com a qualidade do ar. Ficou claro?

Pesquisa Pós-oferta Para Produtos

Nós também temos experiências em produtos digitais por meio da Mestre Academy. E toda vez que você realizar uma oferta e ela for negada, ou quando alguém gerar um boleto e abandonar a compra, a pergunta principal a ser feita é: o que você acha que falta em nosso produto? Assim sua pesquisa pós-oferta terá o poder de melhorar ainda mais seu discurso e também o seu produto.

Entenda que, em todos os casos, pode ser que 90% das pessoas não respondam sua pesquisa pós-oferta, mas esses outros 10% são muito valiosos e podem ajudar você a aumentar suas vendas! Não seja agressivo nem chato e prefira ser leve em sua pesquisa pós-oferta. Essa é a linha ideal para a melhoria contínua no seu processo comercial!