Se você é da área do marketing é muito provável que já tenha ouvido falar sobre os 4Ps do Marketing ou Mix de Marketing. No vídeo de hoje, o nosso CEO Fábio Ricotta abordará este assunto e falará sobre a importância de cada um deles! Dê o play para assistir!

Conceito dos 4Ps do Marketing

Quando estudamos marketing, um dos conceitos mais famosos é sobre o Mix de Marketing — também chamado de 4Ps do Marketing. Porém quem é novo na área, muitas vezes não sabe ao certo o significado e importância dele. Esse conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e foi difundido por Philip Kotler. Ele envolve Produto, Preço, Praça e Promoção. Esses 4Ps regem praticamente tudo o que você vê de marketing ao nosso redor.

Eles são importantes para que seja possível direcionar toda a estratégia, como se fosse a matriz SWOT do Marketing em que é necessário observar tudo para saber se a sua estratégia está coberta. Conheça, a seguir, os significado dos 4Ps.

Produto

O produto diz respeito ao que a empresa oferece para sanar um ponto de dor ou uma necessidade do público geral. Então, é importante observar “qual é a dor que o produto resolve e qual é a transformação que ele provoca?”.

Preço

O que você deseja em troca daquela transformação que o seu produto causou? Com a resposta, definimos o preço. O que deve ser considerado aqui é saber que o preço é fundamental para o seu marketing. Se ele for muito elevado, a percepção sobre a transformação deve ser maior e vice-versa.

Praça

A praça diz respeito à distribuição e logística do seu produto para o consumidor final. Então, é tudo o que foi feito desde a matéria prima até a entrega para o cliente. É importante frisar que nem sempre a empresa implementa a logística, mas é fundamental para o negócio ter ciência sobre qual é a logística que está sendo aplicada. Além disso, a praça também pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Em alguns casos, o cliente tem a possibilidade de visitar o local em que o produto está e tem uma experiência muito mais positiva.

Promoção

Como você faz o marketing? Como você cativa o seu usuário? O último “P” diz respeito à promoção que trata o jeito de persuadir a pessoa a ver os benefícios que aquele produto/serviço podem causar na vida dela.

E é por isso que os 4Ps do marketing são tão importantes para qualquer negócio e regem qualquer estratégia de marketing, já que com eles, você olha para todas as estratégias: produto, preço, praça e promoção, sendo possível enxergar todos os canais de marketing.

Gostou do vídeo? Deixe a resposta nos comentários! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo em primeira mão, todos os conteúdos!