Você sabe como encontrar os profissionais certos e montar uma equipe de marketing digital vencedora? O CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, dá as melhores dicas sobre esse assunto no vídeo abaixo. Saiba como esse tipo de seleção é feita por aqui e coloque em prática o que fizer sentido para a sua realidade!

Como Contratar uma Equipe de Marketing Digital?

Foi em um evento do Conrado Adolpho sobre agência de lançamentos que o nosso CEO viu uma palestra da equipe de RH da Webliv falando sobre contratações de profissionais. Esse fato somado à experiência que ele teve no curso do EAG, que levou a um trabalho de RH muito forte na Mestre, principalmente no momento de contratação de profissionais, fizeram com que ele resolvesse compartilhar como funciona esse processo aqui dentro.

Defina uma Job Description Detalhada

A primeira coisa sobre a qual é necessário pensar é a job description. É essencial falar exatamente o que a pessoa vai fazer quando entrar na agência. Dê detalhes, especifique o que espera. Não dá para pedir tudo, um profissional que tenha acumule todas as habilidades é como um gnomo ou um unicórnio, muito raro. A grande maioria não vai saber fazer bem tudo, o resto vai empurrar.

Pense na Equipe Como um Todo

Pense que a grande essência de montar uma equipe de marketing digital é saber estruturar um conjunto de pessoas com características diferentes que, somadas, formem uma grande potência. Aqui na agência, por exemplo, temos várias equipes: Inbound, conteúdo, design, desenvolvimento, PPC (Google Adwords e Facebook Ads) e SEO.

Pesquise o Salário que Está Sendo Pago no Mercado

Tenha em mente também qual é sua expectativa, se você procura um júnior, pleno ou sênior e ainda quanto vai pagar. Na Mestre nós tínhamos um padrão de folha salarial, que acabou sendo mudado após a realização de uma pesquisa de mercado. A dica do Fábio é pesquisar vagas em sites diferentes, avaliar como é a oferta e delimitar uma margem mínima e uma máxima.

Tenha os Olhos no Desenvolvimento de uma Carreira

Além da job description, é importantíssimo também pensar na carreira. Como essa pessoa vai evoluir dentro da agência? Quais os próximos estágios para ela? Pense nos salários e responsabilidades por nível e defina uma trilha para conseguir acomodar as pessoas ao longo do tempo. Isso pode ser um baita trabalho, mas é essencial fazer, até para dar clareza para as pessoas e para saber se elas estão cumprindo com o que pediu.

Escolha os Lugares Onde vai Recrutar

Com tudo isso definido, pense em quais locais vai divulgar a vaga. Nosso CEO prefere sempre divulgar as oportunidades para a nossa equipe de marketing digital primeiro para quem acompanha o nosso trabalho. Isso porque um dos nossos valores é ser um Mestre Lover, ou seja, é indispensável que a pessoa goste de trabalhar na Mestre, que admire a marca.

No nosso caso, se o profissional não conhece a marca, as chances de trabalhar aqui diminuem bastante. Depois, a divulgação vai para canais de recrutamento, como o Trampos. Com o processo seletivo iniciado, os candidatos são cadastrados em uma ferramenta chamada Recruiter Box, onde há uma espécie de funil que mostra a evolução das pessoas nos níveis definidos, como avaliação de currículo, entrevista, etc.

Saiba o que Avaliar na Entrevista

Para encontrar o profissional ideal para a sua equipe de marketing digital, você precisa saber exatamente o que vai avaliar na entrevista. Existem algumas perguntas que você pode fazer na hora de contratar um profissional de marketing digital. Na Mestre, buscamos ver se o candidato tem os mesmos valores que nós, como foco em resultado, melhoria contínua, cliente em primeiro lugar e criatividade.

Esses pontos são explorados durante a entrevista para confirmar se o perfil do profissional encaixa com o que a agência busca ser no dia a dia. Esse alinhamento é fundamental! Por fim, caso a vaga exija conhecimentos técnicos, aplique também um teste operacional de acordo com a área. Para avaliar tudo isso, aqui fazemos as entrevistas com um profissional do RH e um da área participando.

E aí, gostou das dicas do nosso CEO? Esperamos que sim! Caso fique com alguma dúvida, deixe nos comentários. Comente também quais assuntos gostaria de ver o Fábio tratando nos vídeos dele!