Apple vs Samsung

Divulgue esta página

Com tantas notícias sobre as brigas judiciais envolvendo Apple e Samsung, recebemos a solicitação de representá-las em forma de infográfico. A ideia era mostrar a cadeia de eventos e o que isso havia acarretado para cada fabricante, como multas, proibições etc. Esse talvez foi o tema mais difícil que pegamos visto que brigas judiciais são assuntos extremamente desinteressantes. Após várias reuniões de brainstorm, idas e vindas, finalmente nos ocorreu utilizar como “tema” o jogo Street Fighter, no qual lutadores viajam o globo participando de disputas. Isto vinha de encontro ao fato de que as brigas entre ambas estavam ocorrendo nos mais diferentes países.

Considerações sobre o Conteúdo

A guerra das patentes entre Apple e Samsung exigiu uma pesquisa detalhada e sistemática em relação aos processos movidos por ambas as empresas em tribunais de diversos países. Tal complexidade e o desfecho de alguns processos durante a fase de produção do infográfico impôs à equipe uma reorganização do conteúdo, fato que tornou o trabalho um pouco mais demorado. Outro desafio foi explicar de maneira simples, direta e interessante o contexto de cada processo.

Considerações sobre o Design

Para fazer frente aos desafios desse trabalho, lançamos mão de vários profissionais. Foram envolvidos pelo menos 3 pessoas, sendo elas: uma pessoa responsável pela criação e desenho dos personagens, outro designer para fazer as vetorizações (desenho finalizado no computador), colorização e acabamento e um terceiro para a montagem e diagramação. A ideia inicial era utilizar o telefone como parte do corpo dos personagens, mas verificamos que isto poderia trazer dificuldade na “movimentação” e o uso do kimono poderia cobrir boa parte dos elementos que identificam os aparelhos. Optamos por utilizar os telefones apenas como “rosto” e isso funcionou muito melhor. Outro ponto desafiador foi o de integrar os textos às ilustrações, visto que tínhamos receio de que os desenhos roubassem a cena, deixando muito pouca atenção para o conteúdo. Depois de alguns testes, verificamos que integrar as frases à cena de ação funcionaria e acredito que tudo acabou ficando equilibrado e bem dosado. Não seria exagero dizer que foi o job mais desafiador, mas podemos atestar que é esse tipo de trabalho que, quando bem resolvido, torna-se marcante.

Peça Final

Apple vs Samsung
Divulgue esta página

Comentários

comentários