Para se fazer SEO é indispensável que se use web analytics, mas um bom estudo dos dados de web analytics não é fácil e pode tomar muito do seu tempo. Então é melhor se concentrar no que é importante para sua área de negócios. Aqui estão algumas dicas do que não fazer, pois seria perda de tempo:

Tente Ser 100% Preciso

Em modelos que utilizam JavaScript e Cookies, os web analytics nunca são 100% precisos. Se você utilizar algumas ferramentas diferentes, pode ver até 10% de diferença nos dados de uma para outra. É necessário testar a precisão, mas não é possível ter 100%.

Meça Apenas a Quantidade

Você lança uma campanha Pay Per Click para um novo produto às 8 da manhã e ao meio dia você já conseguiu 1000 acessos. O serviço ainda não acabou. É preciso medir outras coisas como bounce rate, tempo no site, de onde o usuário veio e para onde ele foi. Assim como o resultado que isso deu, como por exemplo, quantos cadastros você conseguiu em seu site e se eles são reais. Você não vai querer gastar todo esse dinheiro de novo em uma campanha de links patrocinados onde metade dos cadastros em seu site são feitos usando uma conta de e-mail falsa como [email protected], certo?

Não Compartilhe Os Dados

É preciso compartilhar os dados obtidos com as outras partes envolvidas no projeto. Clientes e outros desenvolvedores. Muitas horas podem ser gastas para tirar conclusões dos números obtidos e essas pessoas podem sempre ajudar.

Faça Uma Medição Sem Objetivos

Antes de entrar de cabeça nos dados, antes de criar uma planilha com gráficos e medir os desempenhos, sente-se com seu grupo de trabalho e especifique os objetivos do projeto e o que vocês desejam medir no final.

Agora sim, pode continuar aplicando as outras dicas de SEO que você encontra no nosso Tutorial de SEO. Ou se preferir, seguir nossa Checklist de SEO.

Fonte: Web Analytics World