Plugin de Chrome para Checar Código do Google Analytics

Por Frank Marcel


Quando você começa a avançar nas configurações do Google Analytics, é comum aparecer aquela dúvida: Será que está funcionando? Será que eu configurei direito? É por aí que chegam alguns dos pedidos de ajuda para nossa Consultoria de Google Analytics. Felizmente, algumas extensões do Chrome ajudam a fazer uma verificação diretamente na página, diretamente no Chrome. Eu imagino que existam plugins semelhantes para Firefox, assim, se você conhecer, por favor me avise e eu divulgo por aqui.

Neste artigo, vou falar de 2 plugins para Google Chrome. Um deles, extremamente simples e indica códigos na página que estejam funcionando ou não, seja de Google Analytics, códigos do AdWords, remarketing e outros. O outro plugin, exclusivamente dedicado ao Google Analytics, ajuda a ver as chamadas do Google Analytics e identificar se as coisas realmente estão no seu lugar – é bem técnico e detalhado e mais prático de visualizar as informações em uma sequência de navegação. Vamos aos plugins.

Tag Assistant (by Google)

Tag Assistant - Chrome Plugin

O primeiro plugin que tenho de sugestão é o Tag Assistant, do próprio Google. Ao instalar o plugin no seu Chrome uma imagem de uma tag simpática aparecerá no seu Chrome. A medida que você navegar a Internet, a cada página aberta você verá alguns números aparecendo dentro da tag, de acordo com a quantidade de scripts presentes na página.

Tag Assistant - Chrome Bar

Ao clicar na tag, ela mostra as informações sobre os scripts encontrados na página, classificando-os e indicando se eles estão funcionando direito, ou não. Logo de primeira, você descobre se há algum problema com seu código de Google Analytics ou se ele está funcionando corretamente:

Tag Assistant - Chrome Open

Naturalmente, “working” significa que está tudo em ordem. Para mais detalhes, e para deixar o plugin mais útil, você pode abrir suas configurações e editá-las a fim de fazer com que o plugin apresente mais detalhes sobre os códigos:

Tag Assistant - Configurações

Com as opções habilitadas, quando você abrir a tag, verá mais detalhes do código ao clicar naquele “working.” Mas o que eu achei de mais interessante mesmo é que ela faz a verificação simples de que o código existe e está funcionando, o que é fruto de dúvidas em muitas pessoas ao olhar os números no Google Analytics e não terem segurança nos números apresentados.

Google Analytics Debugger

Google Analytics Debugger - Chrome Plugin

Com o nome mais técnico, esta extensão vai integrada diretamente no Developer Tools do Chrome (aquele Firebug que já vem de fábrica no Chrome). Assim, para acessar o Google Analytics Debugger depois de instalar e ativar o plugin, você precisa acessar o Developer Tools (particularmente, eu faço isso clicando com o botão direito em qualquer lugar livre na página e escolhendo a opção Inspect Element no menu de contexto) e clicar na aba Console:

Google Analytics Debugger - Console

Nesta aba do Console estarão as informações respectivas ao Google Analytics e, ao selecionar a opção “Preserve Log upon Navigation,” você ainda poderá acompanhar a sequência de chamadas ao Google Analytics a medida que navega, incluindo disparos de Event Tracking, E-commerce Tracking, Virtual Pageview, além de ter exibida a lista de Custom Variables, quando a página usa este recurso.

Console - Preserve Navigation

Conclusões

Eu já estou habituado a utilizar o Google Analytics Debugger, então dentre os 2 plugins, no mérito de analisar o código do Google Analytics, eu prefiro este segundo e recomendo que você o tenha em mãos quando surgir aquela dúvida: Será que o Google Analytics está funcionando direito? Será que o E-commerce está configurado direito?

Como você pode perceber, estes plugins funcionam muito bem para análises pontuais sobre o funcionamento do código do GA em uma página ou uma configuração específica, como o E-commerce, especialmente o GA Debugger.

E se você conhece outros plugins relacionados (especialmente se for de Firefox), envie a sua dica e eu compartilho por aqui!

LEIA MAIS
Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Conheça ótimas opções de plugins de Google Analytics para WordPress e escolha o ideal para o seu site, de forma personalizada. Saiba mais!

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Veja aqui como configurar as metas no analytics, utilizar gráficos de funil e outros recursos do analytics para análise das conversões das páginas do seu site.

Funil de Conversão no Google Analytics – Criar e Analisar

Funil de Conversão no Google Analytics – Criar e Analisar

O Funil de Conversão é um dos recursos mais importantes a se utilizar no Google Analytics. Neste artigo, veja como fazer a configuração do funil de conversão, bem como quais as primeiras análises a se fazer, uma vez que se tenha os dados de navegação dos visitantes do site dentro deste recurso.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?