Google Analytics – Introdução

Por Cassiano Travareli


Antes de postar a continuação do artigo sobre google analytics e o ROI, recebi pedidos para falar sobre uma introdução ao google analytics, para pessoas que estão começando agora. Bom, para começar deve-se criar uma conta no gmail, aliás é bom usar a mesma conta para os diversos serviços que o google oferece, depois acessar o website http://www.google.com/analytics e entrar com seu email e senha.

Aqui você é redirecionado para uma página com o botão para cadastro, clique e será necessário preencher alguns dados como: url do website, o nome da sua conta, dados de fuso horário da sua região, nome, etc. Leia e aceite os termos de condição e seu cadastro estará completo.

Agora você receberá um código em javascript como este aqui:

<script src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” mce_src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” type=”text/javascript”>
</script>
<script type=”text/javascript”>
_uacct = “UA-39999995-1”;
urchinTracker();
</script>

Este código deverá ser colocado em todas as páginas do seu website, é recomendado que seja colocado imediatamente antes da tag HTML </body>. É muito importante não esquecer de colocar esse código em nenhuma página para você obter estatísticas exatas do website em geral.

Dentro da sua conta agora você poderá adicionar vários websites, e pra cada um será dado um código javascript diferente. Selecione na interface o website desejado e você será enviado para página de estatísticas correspondente.

Bom é isso ae, isso foi apenas uma introdução aos iniciantes dessa importante ferramenta na área de SEO, e em breve continuarei postando os artigos falando sobre as suas funcionalidades.

LEIA MAIS
E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

A Aba de E-Commerce do Google Analytics, além de ser fácil de ser configurada e instalada, é um recurso muito útil para a análise de diversos fatores que podem influenciar as conversões em um site de compras. Leia aqui as instruções de instalação do E-Commerce no Google Analytics e como utilizá-la.

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Conheça ótimas opções de plugins de Google Analytics para WordPress e escolha o ideal para o seu site, de forma personalizada. Saiba mais!

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Veja aqui como configurar as metas no analytics, utilizar gráficos de funil e outros recursos do analytics para análise das conversões das páginas do seu site.

Comentários
  1. Particularmente eu achei uma porcaria esse serviço do Google. É lerdo, é infuncional e não mostra o que realmente precisa.

    Quer um exemplo? A maioria dos sites proxys naõ é pego por ele. Tinha dois sistemas o site metter e o google no meu blog. Comecei a reparar que o nº de visitas era diferente. Quando fui ver o motivo: o google não pegava os proxys. Além disso ele não mostra cada visitante como faz o site metter. Prefiro o mais simples e porém menos funciona.

  2. Bom artigo, o Analytics é uma ferramenta excelente, porém não muito simples de destrinchar. As informações gerais são bem fáceis de serem visualizadas e acessadas, mas dá para ir muito além delas com o Analytics.

  3. Eu concordo com o walmar em relação a ser uma ferramenta excelente, pois ela oferece muitos recursos a serem explorados, e que inclusive falarei sobre eles em futuros posts, mas concordo também que ainda ele peca em alguns aspectos. O google está em constante evolução e hora ou outra acabará corrigindo os defeitos que deixam os usuários insatisfeitos.
    Abraços

  4. Gosto do Analytics, principalmente do recurso de visitantes por distribuição geográfica e o perfil do usuário sobre resoluções, O.S e outros, particularmente me dei bem com essa ferramenta e considero a melhor que já utilizei. Não por ser apenas Google, mas pela inovação que as outras deixaram de ter, e ficar na mesmice.

  5. Boas dicas para quem esta iniciando, valeu me ajudou bastante.

    http://www.gl-info.blogspot.com

  6. O Artigos relacionados é um plugin do wordpress?

  7. É sim Mateus!

  8. Oi Cassiano,
    Nossa eu aqui procurando um santo tutorial e olha de quem eu vou achar… Fala sério…
    Enfim, resolveu “o problema” e avisa onde tem mais…

  9. Ola a todos,
    Cassiano, parabéns pelo post.

    Na minha opinião, o Analytics, é o mais completo software gratuito de estistica e analise.
    No entanto, é também através do Analytics que o Google “tudo sabe e tudo vê”.

    Sitemeter, Woopra e WebStats (entre outros) também são boas opções para quem prefere um programa que não seja do Big Brother G.

    Abraço,

  10. Muito bom o trabalho do site MestreSeo…tem me ajudado muito a melhorar os posicionamentos dos meus sites no Google.
    Agora que já estou começando a entender o Analytics, vou experimentá-lo primeiramente no Portal balada Liberal.
    Qualquer novidade eu volto aqui para relatar.
    Abraços a toda a equipe do MS. !

  11. Valeu pelas dicas. Tentei fazer o cadastro no Analytics e não consegui. Cheguei na última parte a ser avançada, que é o momento em que se lê os termos e condições, e quando se clica no botão “Avançar” sempre aparece um erro e não finaliza o procedimento. Como você disse no começo é preciso ter um e-mail do gmail que no meu caso não é. No entanto creio que isso não seja a causa do problema. Verificarei com o suporte da google. Até.

  12. Eu li recentemente um excelente artigo sobre como o google analytics pode ajudar a monitorar o tráfego de pesquisa local. Veja aqui : http://blumenthals.com/blog/2009/04/09/tracking-local-search-traffic-with-analytics/

  13. Bem, fiz minha conta no G. analytics entrei com o cadastro mas não informaram nenhum código Java script. Onde posso consegui-lo?

  14. Alguem aqui ja trabalho com trackEvent no GA assíncrono?
    Estou usando mas no GA nenhum momento ele registra o evento. Pq será, alguem sabe?

    Obrigado.

  15. Amigos, estou com um problema. Gerencio o site oficial da minha banda – http://bleffe.com.br e também o Blog – http://bleffe.com.br/blog

    Pra cada um deles eu incluí um código do GA, mas, nas estatísticas do Blog estão aparecendo as visitas do Site Oficial.

    Como devo proceder pra isso não acontecer?

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?