Antes de postar a continuação do artigo sobre google analytics e o ROI, recebi pedidos para falar sobre uma introdução ao google analytics, para pessoas que estão começando agora. Bom, para começar deve-se criar uma conta no gmail, aliás é bom usar a mesma conta para os diversos serviços que o google oferece, depois acessar o website http://www.google.com/analytics e entrar com seu email e senha.

Aqui você é redirecionado para uma página com o botão para cadastro, clique e será necessário preencher alguns dados como: url do website, o nome da sua conta, dados de fuso horário da sua região, nome, etc. Leia e aceite os termos de condição e seu cadastro estará completo.

Agora você receberá um código em javascript como este aqui:

<script src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” mce_src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” type=”text/javascript”>
</script>
<script type=”text/javascript”>
_uacct = “UA-39999995-1”;
urchinTracker();
</script>

Este código deverá ser colocado em todas as páginas do seu website, é recomendado que seja colocado imediatamente antes da tag HTML </body>. É muito importante não esquecer de colocar esse código em nenhuma página para você obter estatísticas exatas do website em geral.

Dentro da sua conta agora você poderá adicionar vários websites, e pra cada um será dado um código javascript diferente. Selecione na interface o website desejado e você será enviado para página de estatísticas correspondente.

Bom é isso ae, isso foi apenas uma introdução aos iniciantes dessa importante ferramenta na área de SEO, e em breve continuarei postando os artigos falando sobre as suas funcionalidades.