No final do ano passado eu escrevi um post sobre como encontrar a melhor rede social de conteúdo do Brasil. Hoje, vou fazer uma releitura daquele post para expor o que aconteceu com as redes sociais 6 meses depois. Quais redes aumentaram de tráfego, qual rede perdeu espaço?

Mais uma vez, usei o Trends For Websites do Google para gerar os gráficos e, para começar, este é o primeiro gráfico:

via6, dihitt, linkk, ueba, overmundo

Primeiro, removi o Linkou da lista porque ele não aparecia no gráfico antes e continuou sem aparecer agora. Em seu lugar, entrou o Uêba, que ficou por último nessa estimativa de tráfego. Outra que entrou em forte queda sem recuperação, e também não vou utilizar no artigo, é o LinkTo.

Interessante observar que o Via6 manteve sua queda enquanto o diHiTT manteve-se crescendo e, praticamente, alcançou o Via6 em visitas. Por outro lado,  o LinkK continua na mesma.

Segundo teste: Uêba fora, BlogBlogs em seu lugar:

via6, dihitt, linkk, blogblogs, overmundo

Depois de sua queda em dezembro, o BlogBlogs não se recuperou mais e continua em baixa perto do que já alcançou ano passado, sendo superado por Via6 e diHiTT.

Continuando pela eliminação da rede de menor visita, vou adicionar agora ao gráfico redes cujo foco não é exatamente a divulgação de conteúdo, mas também a interação entre pessoas, formação de amizades, comunicação, etc., e, para o primeiro, vou incluir o Sonico à lista de sites:

via6, dihitt, linkk, blogblogs, sonico

O Sonico me parece um misto de Orkut e compartilhamento de informação, mas ainda não criei uma conta. Por lá, você pode:

  • Encontrar antigos amigos de estudo e trabalho
  • Descobrir e apreder mais sobre as pessoas que estão perto de você
  • Compartilhar fotos, vídeos e interesses com privacidade

De acordo com os dados do Ibope/NetRatings divulgados pelo Edney Souza em sua apresentação no Social Media Brasil, o Sonico tem a  atenção de 6,8% dos brasileiros, perdendo apenas para o Orkut, com 71,2%. Infelizmente, o Google não mostra tendências de visitas de seus sites, mas com esses dados, é possível imaginar para onde vai o gráfico do Orkut – pelo menos 10 vezes maior.

Finalmente, vou incluir o Twitter ao gráfico. Todos sabem de sua popularização, mas quão popular em relação às outras redes?

via6, dihitt, linkk, twitter, sonico

Pois bem, o Twitter vem sendo usado no Brasil, com alguma representatividade, desde julho/agosto de 2007. Ano passado teve alguns picos de uso e, hoje, supera redes de conteúdo. Vale lembrar que o Twtter não é uma rede de conteúdo como Via6 ou diHiTT, mas é importante na divulgação de conteúdo.

Uma ressalva importante a se fazer é que a quantidade de visitas do site do Twitter (twitter.com mesmo) pode ser prejudicada pelo uso de ferramentas como TwitterFox ou TwitterDeck, que fazem com que não seja necessário ir até o site para utilizar o serviço.

Você participa de outras redes sociais que eu não citei? Deixe nos comentários e na próxima atualização posso colocá-la nos gráficos. Para quem já utiliza o Twitter, me siga por lá (@frankmarcel) e siga também a Agência Mestre (@mestreseo) para mais informações e novidades de SEO. Até a próxima!

update:

Enquete: Quais Redes Sociais Você Utiliza?