Top - Tweet Old Post - Melhorando Posicionamento

É com muito orgulho que escrevo o meu primeiro post como parte do time da Agência Mestre. E espero, claro, que seja o primeiro de muitos que ainda farei.

Como a maioria já deve saber, o compartilhamento de links no Twitter se tornou um importante fator de rankeamento social, ou Social Ranking, como é mais conhecido. Não é à toa que, hoje em dia, praticamente todos os sites utilizam o Twitter e o Facebook para a divulgação e distribuição do seu conteúdo.

Nesse contexto, é importante pensarmos o Social Ranking como um fator de rankeamento não só para as novas páginas, mas também para as mais antigas.

Para explicar essa importância, vamos utilizar como exemplo um blog, onde existem alguns posts antigos, muito bem escritos e desenvolvidos, mas que infelizmente estão atrás de posts com conteúdo inferior. Entre outros fatores, essa diferença de rankeamento se dá pelo simples motivo de um post ter mais likes e tweets que outro.

Pensando nessas possibilidades e visando melhorar o posicionamento dos posts antigos, apresento um plugin do WordPress que, apesar de simples, cumpre muito bem o seu papel, o Tweet Old Post.

Como o próprio nome já diz, o Tweet Old Post é um plugin com um único objetivo: twittar posts antigos que naturalmente caíram no esquecimento ao longo do tempo.

Enquanto escrevia esse artigo, fiz um teste. Twittei um post que estava na 22º posição, ou seja, 2º colocado na terceira página, e que, posteriormente, foi retwittado por mais duas pessoas. Logo após o teste, o post ganhou, sem nenhuma alteração, 8 posições, saindo da 22º para a 14º. Vale ressaltar que o monitoramento da página é realizado através da Ferramenta Rank Tracker, da própria Agência Mestre.

Monitoramento - Ferramenta Rank Tracker - SEO

O teste foi feito manualmente com o intuito de obter maior controle sobre o tweet e a sua propagação. Porém, como citei acima, o ideal é que esse processo seja realizado de forma automática, diminuindo assim o esforço e o tempo gasto (espero que o Fábio Ricotta não me demita por essa dica que será uma “mão na roda” pra muita gente).

Vale ressaltar que a variação no ranking não é 100% garantida. Alguns fatores como, por exemplo, a relevância de quem twittou ou retwittou o post, também interfere diretamente no posicionamento.

Como utilizar o plugin Tweet Old Post

Primeiramente, você pode fazer o download do Plugin Tweet Old Post direto no próprio WordPress. Depois, é só instalar e ativar que ele estará pronto para ser usado. Ou melhor, quase pronto.

Após instalar e ativar o Tweet Old Post, ele irá aparecer na sidebar esquerda, dentro do painel de controle, como mostra a imagem abaixo. Para começar, vamos à primeira opção que tem o mesmo nome do plugin: “Tweet Old Post” (criativo, não?).

Tweet Old Post

Liberando o acesso ao Twitter

Ao clicar nessa opção, você será direcionado para página de configurações do plugin, onde logo de início será necessário liberar o acesso ao seu twitter, como normalmente fazemos em diversas APIs.

Sign in Twitter - Tweet Old Post

Configurando o Tweet

Nessa página você terá que configurar e ajustar algumas coisas. Primeiro, aconselho a remover todo e qualquer conteúdo que estiver dentro do “Tweet Prefix”. Por default, o plugin já irá inserir o título e a URL.

Tweet - Configuração - Twitter Old Post

A opção “Add post data to” é outra que eu recomendo manter desligada, pois ela serve para inserir uma pequena e desnecessária descrição do post, normalmente as primeiras palavras do primeiro parágrafo, o que acaba deixando o tweet poluído.

O próximo item é o “Fetch URL from custom field”, voltado para quem utiliza URL encurtada e personalizada no site. A maioria das pessoas não utilizam essa opção, deixando-a desmarcada. Caso você utilize, basta marcar essa opção para ativar a URL customizada.

URL Encurtadas

Por outro lado, você pode usar o seu próprio usuário do bit.ly ou do tinyurl para encurtar as URLs, facilitando o monitoramento dos cliques. Para tal, será necessário marcar a opção “Use URL shortner?”e inserir o usuário e, provavelmente, a chave (key) de confirmação.

URL Encurtada - Tweet Old Post

Sobre o Tweet

Uma outra opção bastante útil é a “Default #hashtags for your tweets”. Como o próprio nome já diz, com ela ativada, é possível inserir uma #hashtag que sempre aparecerá ao final dos tweets (eu usei #OldPost, para facilitar a identificação futura e também para o usuário do twitter não se sentir enganado).

Tweets - Twitter Old Post

E, claro, você não vai querer que apareça a todo momento na sua timeline um #OldPost, a não ser que a sua real intensão seja perder alguns followers. Para evitar isso, temos a opção “Minimum interval between tweets”, onde você pode definir qual o intervalo mínimo entre um tweet e outro. Inicialmente eu havia colocado 24h, mas depois alterei para 48 horas, por achar mais conveniente e menos abusivo.

Escolhendo as categorias

A última opção, “Categories to Omit from tweets”, serve para selecionar quais categorias você quer OMITIR, ou seja, por default, TODAS as categorias serão exibidas. Vale a pena marcar algumas e deixar apenas as categorias mais relevantes.

Categorias - Tweet Old Post

Caso você queira twittar alguma categoria que possui, infelizmente, alguns posts irrelevantes, é só mantê-la DESmarcada (como explicado acima), ou seja, ativada para publicação. Após isso, será necessário mudar na sidebar para a opção “Exclude Posts”, onde você poderá excluir os posts que você julga desnecessário Twittar.

Tweet Old Post - Exclude Posts

Conclusão – Tweet Old Post – Melhorando o Posicionamento

O Tweet Old Post realmente é uma mão na roda para quem tem interesse em ranquear melhor os posts antigos, utilizando, assim, os fatores de rankeamento sociais em pró do seu site.

Rápido de instalar e configurar, em questão de 5 minutos você já tem o plugin funcionando a todo vapor.