Facebook timeline agora para empresas

Olá, amigos!

Depois de um tempinho sem novidades, o Facebook voltou com força total em mais uma conferência para anunciar grandes mudanças em duas das suas principais áreas. A polêmica timeline, que invadiu os perfis e incomodou muita gente, está de volta: agora nas fan pages.

A mudança é bem significativa e realmente parecida com a que foi feita no perfil. Certamente teremos um novo barulho negativo por parte dos usuários e, segundo informações do próprio Facebook, as timelines nas fan pages entram pra valer apenas no dia 30 de março.

Outra novidade anunciada envolve os Ads do Facebook, que terão novos formatos e alterações na maneira de visualizá-los. Neste artigo, vamos detalhar a linha do tempo e, posteriormente, falamos dos anúncios.

Timeline para todos

Ao dar de cara com a timeline nas fan pages, a impressão é que estamos num perfil novo de alguém. Mas alguns pontos precisam ser destacados.

O primeiro deles é o fim da welcome tab. Tão aclamada como essencial para receber os novos visitantes e os não-fãs, as abas de abertura deixam de existir como opção nesta timeline para empresas.

Agora, é preciso apelar para a imagem de capa, aquela mesma que tem no Perfil, no topo da linha. Tal imagem deve ser pensada de maneira que atraia o usuário assim que ele entrar na sua fan page.

Outra novidade é o destaque de posts. Se você publica algo importante, que precisa prender mais a atenção de quem navega pela sua timeline, basta clicar na estrela no topo direito da postagem. Assim, ela será ampliada e destacada imediatamente. Uma boa alternativa.

Destaque seus melhores posts na timeline

Clicando no lápis ao lado da estrela, é possível alterar algumas opções da postagem. Uma das novidades é poder fixar no topo da timeline, outra maneira de destacar uma publicação, mas sem alterar seu formato original.

É possível travar postagens no topo da timeline

Aplicativos escondidos

Um ponto que pode ter desanimado alguns é a forma como os aplicativos são exibidos. Aquele tradicional menu à esquerda, abaixo da foto, foi eliminado e para ver todas as apps é preciso clicar numa modesta seta ao final das quatro aplicações em destaque.

Aplicativos ficam escondidos na timeline

A exceção do menu de Fotos, todos os outros ícones podem ser trocados de posição para que ocupem os outros três espaços em destaque. Para isso, dentro desse menu dos apps, use mais uma vez o botão do lápis para editar e trocar a ordem.

Ícone alterável

Uma das grandes dores de cabeça de quem usa aplicativos de terceiros no Facebook envolvia os ícones dos apps. Pagemodo, Static HTML e outras aplicações têm seus ícones e não era possível alterar a imagem exibida no menu dos aplicativos.

Com a nova timeline, o Facebook colocou a opção de editar as configurações do app, inclusive mexer nesta imagem que sempre incomodou. A personalização está completa.

Mude a imagem de aplicativos externos

Contato direto

Um dos boatos já lançados foi implementado nesta nova alteração de timeline. É permitido agora entrar em contato direto com a marca através de mensagens privadas, desde que a empresa habilite a funcionalidade na sua fan page.

Envie mensagem para a empresa

Painel administrativo

Talvez essa seja uma das mais bacanas novidades implementadas nessa timeline para fan pages. No topo direito da tela principal, existe um ícone de painel que abre todas as opções internas para que o administrador visualize o desempenho recente de sua fan page.

Na caixa do painel, é possível checar os recentes curtidores, as atividades de quem já é fã, as mensagens recebidas na fan page e um pequeno Insights com os principais dados. Todos os quatro stats vêm com o link “Ver todos” para visualizar os números em sua totalidade.

Painel permite visualizar dados da fan page

Essas são as mudanças principais da nova página para empresas no Facebook. Logo volto com outro artigo focando apenas na área de Ads.

Um abraço!